O Flow Manufacturing é, a partir de agora, a solução que faz parte do ERP Eticadata, para responder aos novos desafios da Indústria 4.0. A solução de gestão industrial é, assim, assegurada pelo MES (Manufacturing Execution System) da Flow, de modo a proporcionar o desenho de soluções à medida das necessidades mais específicas dos clientes.
A integração entre o Flow Manufacturing e o ERP Eticadata permite que o MES assuma um papel intermediário entre o ERP e o chão de fábrica, dando ao gestor uma visão holística de toda a empresa.
As duas plataformas passam a estar ligadas conferindo maior agilidade através da sincronização de produtos, compras, receções, processos de produção, devoluções, gestão de reclamações, stocks, consumos, inventário, transferências de armazéns, montagem de encomendas e rotas.
Porque necessito de uma integração entre o MES e o ERP?
O ERP (Enterprise Resource Planning) faz parte do dia-a-dia de muitos gestores, cumprindo várias necessidades da gestão de topo. No entanto, nas unidades fabris, é necessário maior grau de análise das operações de produção, que o ERP não consegue dar resposta.
Em muitos casos, a informação está suportada em papel ou isolada em ilhas informáticas, pelo que se torna complicado conseguir cruzar dados e obter inputs relevantes para a tomada de decisão. Como consequência, começam a existir perdas de informação, produtividade e criam-se noções pouco precisas sobre o estado real da produção.
Assim, torna-se imperativo que o gestor industrial implemente tecnologia, como o MES, que integre máquinas, sistemas, dispositivos, processos e pessoas e que permita o cumprimento de requisitos de qualidade e engenharia, fornecendo informações de gestão precisas.
Como o MES o pode ajudar a enfrentar a Indústria 4.0
Considerada uma das tecnologias da indústria 4.0, o software de gestão industrial MES, permite a gestão e controlo de todas as etapas do processo de produção (Desenho, Planeamento e Execução) em tempo real, integrando equipamentos de chão de fábrica e ERP.
O MES é uma das peças fundamentais da IIoT – Industrial Internet of Things uma vez que:
- Permite integrar máquinas, dispositivos e sensores industriais, para obter informação detalhada e em tempo real de todas as fases do processo de produção.
- A integração entre o MES e o ERP – Enterprise Resource Planning oferece ao gestor uma visão holística de toda a empresa. Neste cenário, o MES assume um papel intermediário entre o ERP e o chão de fábrica, permitindo uma visão completa da empresa.
- Os dados recolhidos no chão de fábrica são automaticamente transformados em relatórios e dashboards, contribuindo para a tomada de decisão factual e informada.
- Ao ser compatível com tablets e dispositivos móveis, o Flow Manufacturing permite que o gestor industrial consiga tomar decisões e saber o estado dos processos no chão de fábrica a partir de qualquer local e em qualquer altura.