Fonte Tecnoalimentar | Texto Carolina Mateus | Data de Publicação 1º trimestre 2023
A Tété é uma empresa de lacticínios que sempre soube colocar no processo de produção dos seus produtos as medidas exatas de tradição e inovação. Nas palavras de João Miguel Amaro, diretor-geral: “A história da Tété começa em 1960 pela mão da minha avó, Laura Amaro, que iniciou a produção de queijos frescos, como um complemento à sua atividade de lavadeira. Passou para a segunda geração e ganhou dinamismo com a introdução de novos produtos, como o requeijão e o queijo curado. Em 2010, a empresa passou para as mãos da 3ª geração da família. Nos últimos anos a Tété tem tudo uma grande ligação à academia para criar projetos de inovação, sendo exemplo disso o iogurte de leite de cabra e o queijo para grelhar.”
Queijos Tété
O principal produto que vendem é o queijo fresco, que é um produto endógeno da Região Saloia. “Além do queijo fresco, produzimos requeijão, queijos curados, iogurtes e manteigas, Trabalhamos os 3 leites tradicionais portugueses, o leite de vaca, de cabra e de ovelha”, conta. Os queijos nacionais são exportados para Espanha, França e Suíça.
Relativamente aos maiores desafios encontrados na indústria alimentar nos últimos anos, João Miguel Amaro revela que, no imediato, um dos maiores desafios “é manter-se viável, neste contexto de aumentos sucessivos das matérias-primas e subsidiárias”.
“A médio-longo prazo os desafios da nossa indústria são vários, mas destacaria como principais a necessidade constante de adaptação às necessidades e tendências do mercado, o combate, na medida do possível, à desinformação e mitos sobre a indústria e a alimentação e o caminho para a neutralidade carbónica.”
Foodintech
Questionado sobre o porquê da decisão de implementar o software da Foodintech, o diretor-geral explica que “anteriormente o nosso processo de rastreabilidade era suportado por um infindável número de papéis, complexos e difíceis de gerir, que nos impediam de termos garantia absoluta da rastreabilidade em tempo real. Além das falhas que esse processo tinha, implicava um grande dispêndio de recursos na sua gestão. Quando conhecemos o Flow da Foodintech percebemos que nos permitia desmaterializar todo esse processo e tornar-nos mais ágeis na recolha e tratamento da informação da produção”.
Benefícios do Flow nos Queijos Tété
Um dos maiores benefícios que a Foodintech trouxe foi a certificação “Estou certo que se não fosse o Flow a certificação que temos, na norma ISO 22000, teria sido muito mais difícil e demorada. Além disso, mesmo em termos de gestão, ajudou a melhorar os nossos processos internos. Hoje, conseguimos receber uma mercadoria no armazém através do Flow que a partir daí passa a ser rastreada, mas também a partir da mesma receção, passa informação para o nosso ERP e permite-nos finalizar todo o processo de compra ao fornecedor de uma forma integrada e única, sem processos redundantes. Ainda em termos de gestão, a partir do Flow conseguimos fazer o custeio unitário dos produtos, desde as matérias-primas à mão de obra. É não só, na minha opinião, uma ferramenta para a qualidade como também uma ferramenta para a gestão financeira da empresa”, revela.
Implementação do Flow nos Queijos Tété
Para a Tété, o processo de implementação foi, sem dúvida, a fase mais exigente do processo. No entanto, o suporte da equipa da Foodintech, apresentou sempre alternativas e novas abordagens para os obstáculos que foram surgindo. Em suma, foi uma fase exigente, mas não difícil.
Quanto a novos produtos a serem lançados, a empresa encontra-se, neste momento, a fazer um investimento significativo em tecnologia de ponta, mas não pode divulgar o que têm previsto.
Inicie a Transformação Digital e aumente a competitividade do seu negócio industrial com um MES
Uma das formas mais fáceis de iniciar a Transformação Digital da sua empresa e aumentar a competitividade é através da adoção de um software MES – Manufacturing Execution System, como o Flow Manufacturing.
O Flow Manufacturing é um sistema de gestão industrial e qualidade que permite o controlo de todas as fases do processo industrial (Desenho, Planeamento e Execução). É um software MES (Manufacturing Execution System) que possibilita o rastreio e evita o desperdício de matéria-prima e recursos, desta maneira, aumenta a produtividade. Além disso, conseguirá medir exatamente quais os recursos gastos ao longo de todo o processo produtivo, ajudando a melhorar a sustentabilidade da produção.
Com um MES (Manufacturing Execution System), a recolha e integração de todos os dados é automática e eficaz, interligando a informação desde o chão de fábrica até ao armazém. Permite o controlo, em tempo real, dos custos de produção dos mais variados produtos.
O Flow Manufacturing é adaptável a diversos contextos industriais e está, atualmente, a funcionar em várias indústrias: química (Mistolin), agro-alimentar (Pascoal, Lugrade, Queijos Santiago, Tété, A Poveira, etc.), têxtil (ETEXBA), metalúrgica (Lacovale), ouriversaria (Flamingo), entre outras. Conheça todos os nossos clientes.
Solicite uma demonstração e descubra como o Flow pode transformar a sua unidade industrial.