Antes da Indústria 5.0, para muitas empresas, a Indústria 4.0 é o principal ponto estratégico no qual concentram os seus esforços. Principalmente, nas TI, tais como: automação, análise de big data, smart systems, inteligência artificial, machine learning, entre outros.
Enquanto este é o ponto de situação de várias empresas, a Indústria 5.0 tem-se vindo a estabelecer no mercado como um conceito recentemente adotado pela Comissão Europeia. Neste sentido, a Indústria 5.0 vem complementar a abordagem da Indústria 4.0 ao visar a sustentabilidade, eficiência e produtividade e reforçar o papel e a contribuição da indústria para a sociedade.
eBook | Industry 5.0 in the Seafood Sector
No eBook desenvolvido no âmbito do projeto Safer “Industry 5.0 in the Seafood Sector“, a Indústria 5.0 é abordada em três estratégias distintas que se interligam entre si.
Estratégia Human-Centric:
A estratégia Human-Centric tem como objetivo promover talentos, diversidade e motivar os colaboradores de uma empresa. Na Indústria 5.0 as empresas invertem o seu papel e passam a servir as pessoas em vez de serem as pessoas a servirem as empresas. Assim como as tecnologias assumem um papel secundário e são utilizadas em prol de um processo de produção focado no ser humano e nas suas necessidades e interesses. Em suma, os colaboradores são considerados um investimento e não um custo. Por consequência, tornam-se relevantes nos projetos e implementação de novas tecnologias no local de trabalho, tais como robótica e inteligência artificial.
Estratégia focada na Resiliência:
O termo resiliência aplicado à Indústria 5.0, refere-se à necessidade de desenvolver um maior grau de robustez na produção industrial. Ou seja, garantir que o processo de produção industrial tem planos de backup para a gestão de interrupções e apoio às infraestruturas em caso de crise. Pretende-se assim, equilibrar as cadeias de valor e torná-las resilientes na sua capacidade de produção.
Estratégia focada na Sustentabilidade:
As alterações climáticas estão no topo das preocupações da indústria, que segundo a Comissão Europeia, devem adotar uma estratégia sustentável que “lidera ações de sustentabilidade e respeita os limites planetários”. Por conseguinte, sustentabilidade significa reduzir substancialmente o consumo de energia e a emissão de gases com efeito de estufa; evitar o esgotamento e a degradação dos recursos naturais; e garantir que as necessidades das gerações atuais não comprometem as necessidades das gerações futuras.
Faça download do eBook completo e descubra:
- O que é a Indústria 5.0
- Como se aplica no Setor Agroalimentar
- Como inserir a Indústria 5.0 no seu negócio