Numa economia globalizada e volátil, a tecnologia torna-se um fator crucial para garantir a vantagem competitiva em qualquer empresa do setor industrial. Um software de gestão de produção industrial revela-se um grande aliado para qualquer gestor, permitindo benefícios que de outro modo seriam muito difíceis de alcançar, como rastreabilidade total da produção, maior facilidade no cumprimento de prazos de entrega das encomendas, entre outros.
A complexidade de tarefas exigidas na produção industrial leva a que os gestores tenham dificuldade em controlar todos os processos da produção. A inexistência de uma gestão de produção industrial eficiente poderá resultar em:
- Interrupções na produção devido a avarias nos equipamentos;
- Mau aproveitamento de matéria-prima;
- Baixa produtividade;
- Custos de reparação elevados;
- Atraso na entrega das encomendas;
- Baixa qualidade do produto final;
- Quantidades de stock irregulares;
- Consumo exagerado de materiais e energia.
O software de gestão industrial ajuda a evitar os obstáculos acima, ao permitir a otimização de todo o processo de produção. Um sistema MES – Manufacturing Execution System possibilita a monitorização e controlo de todas as etapas do processo de produção em tempo real, integrando equipamentos de chão de fábrica e ERP. A utilização de um software de gestão de produção possibilita inúmeros benefícios, como:
- Aumento da produtividade e eficiência: A utilização de um sistema de gestão de produção permite controlar todos os processos envolvidos na produção, desde a receção da matéria-prima até ao produto final. A automatização aplicada às máquinas permite ciclos de produção mais rápidos e eficientes, levando a uma maior produtividade de toda a cadeia de produção.
- Redução de custos de produção: O software de gestão de produção permite prevenir gastos energéticos desnecessários, bem como perdas ao longo do processo produtivo. Segundo a MESA International, a utilização de um MES proporciona uma melhoria média anual de 22,5% no Custo Total por Unidade Produzida.
- Redução de erros: Ao eliminar a necessidade da inserção manual de dados de produção, o software de gestão de produção permite reduzir significativamente a quantidade de erros associados à manipulação da informação.
- Melhoria nos prazos de entrega: Com todos os dados e informações sobre a produção à distância de um clique e com a automatização de processos, há uma melhoria nos prazos de entrega das encomendas. De acordo com um estudo feito pela MESA International, a utilização de um MES permite uma melhoria média anual de 22% em OTCS (On-Time-Completed-Shipments).
- Maior qualidade do produto final: Ao assegurar a rastreabilidade total da cadeia de produção, ao reduzir os erros de produção e ao suportar os principais sistemas de qualidade (HACCP, ISO 9000, ISO 22000, BRC, IFS) a utilização de um software de gestão de produção garante a maior qualidade do produto final.
- Visão integrada do processo de produção: Uma das características mais importantes do MES é a sua integração com os sistemas corporativos transversais, assumindo um papel intermediário entre o ERP (Enterprise Resource Planning) e o chão de fábrica, permitindo uma visão holística ao gestor industrial.
- Enfrentar a Globalização: Com recurso a um software de gestão de produção, o gestor aumenta a flexibilidade dos processos produtivos, sendo capaz de reagir mais rapidamente às variações e contingências de mercado, facilitando a introdução de novos produtos de maior complexidade em menor tempo.
Sobre o Flow Manufacturing – Software de Gestão de Produção
O Flow Manufacturing é um software de gestão de produção industrial MES – Manufacturing Execution System, que monitoriza e controla todas as etapas do processo de produção em tempo real, integrando equipamentos de chão de fábrica e ERP. Baseado no método de custeio ABC – Activity Based Costing, o Flow M permite controlar e gerir a variação do custo de fabrico de cada unidade durante todo o processo de produção, incorporando em tempo real os custos de matéria-prima e subsidiárias, quebras, mão-de-obra, energia, equipamentos.