Fonte Revista TecnoAlimentar | Texto TecnoAlimentar | Fotos Rissolaria Tradicional | Data de Publicação 3º trimestre 2024
A Rissolaria Tradicional foi criada há 32 anos no Porto, no dia dos namorados, pelas mãos de Rosa Maria Carvalho e o seu marido, Agostinho Carvalho. Nos dias de hoje, a Rissolaria Tradicional é considerada é uma referência no sector da produção de snacks e salgadinhos em Portugal, com mais de 300 referências no seu portfolio algumas delas únicas no nosso país. Paulo Caldeira, business developer da empresa fala-nos sobre os seus produtos e a implementação do Flow – o sotfware da Foodintech.
“DIVINE FROZEN FOOD!” é o lema da Rissolaria Tradicional. Paulo Caldeira explica a intenção da empresa “É o que fazemos. Elevamos a indústria dos snacks e salgadinhos a um novo patamar assumindo uma originalidade e qualidade sem paralelo. Diariamente confecionamos com dedicação e paixão, produtos de excelência artesanal que combinam o rigor à criatividade, o perfecionismo à inovação e à diversidade da oferta. Tudo respeitando a cozinha tradicional portuguesa sem uso de corantes, aditivos ou potenciadores de sabor.”
O segredo das receitas de sucesso da Rissolaria Tradicional está nas mãos da fundadora da empresa, Rosa Maria Carvalho, uma mulher convicta do Norte, que fiel à sua origem, com uma garra e fé em Deus típica dos grandes empreendedores.
“Comecei à 32 anos nesta arte e profissão numa garagem. Como todas as PME do sector produtivo nacional, temos constantemente grandes desafios, mas em nada me arrependo do caminho percorrido até aqui, especialmente do início onde tudo era novo.”
“Levamos novas experiências de sentido e de sabor a todo o tipo de pessoas. Acredito muito na Rissolaria Tradicional e na cozinha portuguesa e mediterrânea como num fator de relacionamento com os diferentes povos e é nisso que trabalho todos os dias, para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos meus trabalhadores, dos nossos parceiros e da sociedade que me rodeia” explica Rosa Maria Carvalho.
Paulo Caldeira refere “com uma orientação focada no cliente e baseada no forte compromisso de desenvolver parcerias sólidas com vista a negócios sustentáveis, a empresa orgulha-se de ter um produto reconhecido a nível nacional pelos melhores chefes da cozinha tradicional portuguesa”
OS PRODUTOS RISSOLARIA TRADICIONAL
A empresa tem no mercado sete linha de produtos. A linha Tradicional caracteriza-se por salgados típicos portugueses de elevada qualidade reconhecidos por alguns dos mais importantes chefes da cozinha tradicional portuguesa, com mais de 24 recheios diferentes entre os quais rissóis de berbigão em massa negra tinta de choco, rissóis de coelho com massa laranja, entre muito outros.
Têm também a Linha 100% forno. Salgados com massa desenvolvida para ser confecionada no forno/airfryer. A principal característica deste produto é não serem pré- fritos o que sendo por isso uma vantagem competitiva em relação a outros produtos do mercado.
A Linha Nutricor permitiu ser primeira empresa a lançar para o mercado rissóis com cores, com ingredientes 100% naturais.
A empresa tem também a Linha Kid, produtos divertidos e saborosos destinados ás crianças.
A Linha Mr. Green é composta por produtos vegan e ovolactovegetarianos com mais de 20 referências disponíveis, entre diferentes produtos e gramagens.
A Linha Ready to eat tem soluções prontas a comer como bolas, rissóis entre outros produtos.
E por fim, a Linha de Miminhos é uma inovadora linha de rissóis em formato de esfera, com mais de 15 sabores e cores distintas.
DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Por essência e definição, a Rissolaria Tradicional é uma empresa maioritariamente dedicada ao setor horeca, food service e private label. “Foi assim que nascemos e que a dona Rosa e o senhor Agostinho desenvolveram o seu negócio ainda que nos últimos anos tenhamos vindo a diversificar. Neste momento podem encontrar os nossos produtos, em muitos restaurantes, padarias, hotéis de quatro e cinco estrelas, assim como serviços de catering em variados tipo de eventos um pouco por todo o país. Muito possivelmente já os experimentaram, disserem que maravilha de produtos e nem sabiam que eram da Rissolaria” refere Paulo Caldeira.
“Em termos de retalho, trabalhamos essencialmente com retalho especializado e gourmet, que podemos dar como referência o El Corte Inglês.
Relativamente á exportação estamos comprometidos com a mesma e exportamos para países como Espanha, França e Luxemburgo. A reforçar esta aposta estamos comprometidos com a obtenção da certificação IFS com vista a responder a pedidos e a oportunidades que temos atualmente identificadas. Estamos comprometidos em transformar o rissol no próximo pastel de nata, na versão salgado.” explica.
FOODINTECH, O PARCEIRO NA INOVAÇÃO
Para a empresa é clara a visão e aposta em dotar a sua estrutura e equipas das melhores práticas e sistemas de apoio à gestão com vista a melhorar a produção e a oferta ao mercado. Desde a escolha do melhor rolo da massa á 32 anos atrás, até à seleção do mais competente MES em 2020, faz parte da parte do ADN da empresa procurar ser o mais competitivo e otimizado possível. “Acima de tudo chegamos até ao Flow por pesquisa online sobre sistema de gestão de produção, gestão de chão de fábrica, Sistema MES (Manufacturing Execution System), da qual se seguiu uma apresentação do Miguel Fernandes isto já em 2018” explica Paulo Caldeira.
FLOW: BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO
Paulo Caldeira destaca que foi a decisão mais acertada de todas as propostas que tiveram em cima da mesa. “Ainda tivemos a possibilidade de desenvolver de raiz o nosso próprio sistema, mas sabendo o que sabemos hoje essa teria sido o caminho mais complicado e desafiante, longo e dispendioso que teríamos seguido. De todas as ferramentas avaliadas sem dúvida que o Flow foi a mais completa e dedicada que encontramos para a área de negócio em que estamos inseridos. O Flow respira indústria, não se trata de um modulo que se coloca on top de um ERP. Após as várias reuniões com o Miguel Fernandes e as clarificações que nos deu sobre as potencialidades do sistema e as diferenças face ás outras possibilidades, ficamos totalmente convencidos. Não existia duvidas sobre qual o caminho a seguir” realça o responsável a empresa.
«O Flow respira indústria, não se trata de um modulo que se coloca on top de um ERP»
Desde a rastreabilidade de todo o processo de produção desde a entrada da matéria prima à saída do produto final, facilidade de processo e agilidade, redução de desperdícios, melhoria e automatização de processos produtivos foram alguns dos benefícios da implementação da solução FLOW que nos indicou Paulo Caleira. “Em conjunto com a equipa conseguimos facilmente identificar onde podemos melhorar e reduzir tempos de produção. Definição em tempo real dos custos efetivos e médios de produção, o que numa realidade tão dinâmica como a que vivemos atualmente são extremamente importantes para a tomada de decisão ao nível de gestão, comercial e de desenvolvimento/lançamento de novos produtos. Existiam produtos em que pensávamos que estávamos com as margens acertadas e o Flow mostrou-nos que não era assim. E outros também o inverso. Neste momento poderemos dizer que não avançamos com nenhum novo produto para o mercado sem termos um custo efetivo de produção calculado rigorosamente pelo Flow.”
ACONSELHARIA A FOODINTECH?
“A 1000%! Tanto o Miguel como a sua equipa são apaixonados e dedicados ao que fazem e isso nota-se no dia a dia e no resultado final obtido. Para os mais desportistas, a implementação de uma ferramenta/sistema como o Flow, trata-se de uma maratona, mais voltada para um ultra do que para uma meia maratona, em que parte do sucesso também se deve a uma boa equipa interna de implementação, que entenda a necessidade do sistema e que acima de tudo a desenvolva/implemente, num ambiente que por norma é sempre bastante exigente, desafiante e tempo muito limitado.” garante o responsável da empresa.
Paulo Caldeira explica que “na Rissolaria Tradicional, através do nosso engenheiro de produção Ricardo Vieira, tivemos essa figura que numa segunda fase através da ajuda das chefes de secção e demais equipa conseguiram implementar e colocar em funcionamento com sucesso uma ferramenta que neste momento podemos dizer com segurança, usamos todos os dias a todas as horas e é transversal a toda a empresa.”
Inicie a Transformação Digital e aumente a competitividade do seu negócio industrial com um MES
Uma das formas mais fáceis de iniciar a Transformação Digital da sua empresa e aumentar a competitividade é através da adoção de um software MES – Manufacturing Execution System, como o Flow Manufacturing.
O Flow Manufacturing é um sistema de gestão industrial e qualidade que permite o controlo de todas as fases do processo industrial (Desenho, Planeamento e Execução). É um software MES (Manufacturing Execution System) que possibilita o rastreio e evita o desperdício de matéria-prima e recursos, desta maneira, aumenta a produtividade. Além disso, conseguirá medir exatamente quais os recursos gastos ao longo de todo o processo produtivo, ajudando a melhorar a sustentabilidade da produção.
Com um MES (Manufacturing Execution System), a recolha e integração de todos os dados é automática e eficaz, interligando a informação desde o chão de fábrica até ao armazém. Permite o controlo, em tempo real, dos custos de produção dos mais variados produtos.
O Flow Manufacturing é adaptável a diversos contextos industriais e está, atualmente, a funcionar em várias indústrias: química (Mistolin), agro-alimentar (Pascoal, Lugrade, Queijos Santiago, Tété, A Poveira, etc.), têxtil (ETEXBA), metalúrgica (Lacovale), ouriversaria (Flamingo), entre outras. Conheça todos os nossos clientes.
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