A Indústria de Conservas é uma das que mais caracteriza Portugal. Embora muitas empresas deste segmento já existam há muito tempo, são também caracterizadas pelo seu dinamismo e capacidade de adaptação. Exemplo disso é A Poveira, que utiliza a tecnologia Flow lado a lado com processos tradicionais, para garantir a melhor qualidade possível do produto final. Conheça este Caso de Sucesso:
O Cliente
Fundada em 1938, a Poveira é uma fábrica de produção de conservas, que exporta para mais de 25 países e detém marcas reputadas como a Minerva. É caracterizada pela excelência, elevado nível de qualidade e fabrico tradicional.
O Desafio
A gestão dos stocks de matéria-prima é um dos fatores críticos de sucesso nesta indústria, sobretudo devido à escassez de peixe. A Poveira enfrentava também desafios de eficiência operacional na montagem de encomendas, registo e reporting das atividades, uma vez que este sistema estava baseado em papel, levando à perda de produtividade dos recursos humanos.
A Solução
Com a implementação da tecnologia Flow, a Poveira passou a dispor de um sistema MES (Manufacturing Execution System) que permite a recolha e análise de dados do processo produtivo diretamente do chão de fábrica, para que os responsáveis da produção possam tomar decisões sobre as operações que decorrem em toda a cadeia de valor, em tempo real. Ao nível da logística de armazéns, o Flow disponibiliza as funcionalidades de um WMS (Warehouse Management System) permitindo aos operadores aceder às informações das encomendas dos clientes e agilizar a sua montagem e expedição. O sistema tem um Front-Office intuitivo, utilizando dispositivos móveis com ecrãs táteis e scanners para facilitar a recolha de dados no local e momento da realização das operações logísticas, tais como montagem de encomendas, o registo de compras e vendas, picking, cargas e expedições, consulta de stock e devoluções.
Resultados
A Poveira passou a conseguir fazer o controlo de stocks e localização (por armazém e por racks) em tempo real, minimizar atrasos na cadeia de suprimentos, controlar a quantidade e qualidade das matérias-primas e produto acabado e melhorar o cumprimento dos prazos de entrega a clientes finais. Estando as operações de logística integradas com o ERP (Enterprise Resource Planning), passou a ser possível registar as encomendas, fazer a montagem e proceder à faturação de modo automático e com total rastreabilidade, aumentando assim a eficiência operacional.
Veja o Flow Manufacturing em ação
O Flow Manufacturing é um sistema de gestão industrial e qualidade que permite o controlo de todas as fases do processo industrial (Desenho, Planeamento e Execução). É um software MES (Manufacturing Execution System) e possibilita o rastreio e evita o desperdício de matéria-prima e recursos, desta maneira, aumenta a produtividade.
Com esta tecnologia, a recolha e integração de todos os dados é automática e eficaz, interligando a informação desde o chão de fábrica até ao armazém. Permite o controlo, em tempo real, dos custos de produção dos mais variados produtos.
Solicite uma demonstração e descubra como o Flow pode transformar a sua unidade industrial.