Estão a decorrer, até ao dia 30 de Agosto, as candidaturas para o Sistema de Incentivos Inovação Produtiva (Aviso nº 15/SI/2019). Estes apoios estão distribuídos em duas componentes: 50% a fundo perdido e o restante sob a forma de incentivo reembolsável sem juros. Conheça abaixo todos os detalhes do programa e como o Flow Manufacturing, enquanto MES – Manufacturing Execution System, valoriza a sua candidatura.
Conheça todos os detalhes
Quais os objetivos do programa?
O objetivo do Sistema de Incentivos Inovação Produtiva consiste em dar continuidade à atração de novo investimento empresarial, concedendo apoios financeiros a projetos que contribuam para o:
- Aumento do investimento empresarial das grandes empresas em atividades inovadoras (produto ou processo);
- Reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços.
Qual a tipologia das operações e modalidade da candidatura?
São suscetíveis de apoio os projetos individuais em atividades inovadoras, que se proponham desenvolver um investimento inicial relacionados com as seguintes tipologias:
- A criação de um novo estabelecimento;
- O aumento da capacidade de um estabelecimento já existente;
- A diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento;
- A alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.
Quem se pode candidatar?
Empresas (PME e grandes empresas) nas regiões NUTS II do Continente: Lisboa, Alentejo e Algarve. A localização do projeto corresponde à região onde se localiza o estabelecimento do beneficiário no qual irá ser realizado o investimento.
São elegíveis os projetos inseridos em todas as atividades económicas com especial incidência (valorizadas no Mérito do Projeto) aquelas que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis com relevante criação de valor económico para as regiões alvo indicadas no ponto anterior.
Quais os apoios concedidos?
A taxa de financiamento dos projetos no âmbito deste Aviso é obtida a partir da soma das seguintes parcelas, taxa base mais majorações, até ao limite máximo de 75%.
Conheça todos os detalhes e mais informações no Aviso N.º 15/SI/2019.
Como é que o Flow Manufacturing valoriza a minha candidatura?
O sistema Flow Manufacturing representa um MES – Manufacturing Execution System. Na prática, representa uma infraestrutura digital de controlo integral e em tempo real das operações de produção, permitindo uma análise avançada dos dados associados e a sua transformação em informação de gestão relevante.
O Flow M, sendo um software residente no chão de fabrica, foi desenvolvido para integrar equipamentos; máquinas e sensores, de modo a que os dados produtivos sejam incorporados automaticamente pela integração (IoT) destes fatores de produção.
Por outro lado, o Flow M permite em tempo real, e em qualquer lado do mundo, aceder ao estado das operações de fabrico, isto é, remotamente conseguimos aceder ao Flow M e interagir com o mesmo.
A incorporação de um MES, é considerado um esqueleto central de integração das diferentes tecnologias que incorporam o universo da Indústria 4.0.
A incorporação de sistemas específicos de controlo de produção MES, per si, constitui uma mais valia, uma vez que os sistemas avançados de produção, pela capacidade de integrarem operações, pessoas e maquinas permitem criar um ecossistema único e agregado. Pela modularização das operações em processos o Flow M permite um controlo integral de todas as operações de fabrico, desde a receção até a montagem de encomendas de clientes, garantindo em tempo real o controlo da produção, a rastreabilidade, o inventário permanente e custos industriais em tempo real.
As soluções de software, desenvolvidas pela Foodintech, permitem ser incorporadas na generalidade das PME do sector, dotando-as com as melhores ferramentas que respondem na íntegra às complexas exigências do sector industrial.
A manutenção sustentável do negócio torna imperativo considerar os emergentes padrões de controlo da produção, qualidade, aliados à vertente tecnológica. Para uma gestão eficiente, torna-se indispensável a utilização de tecnologias de informação que permitam sustentar e acelerar a tomada de decisões para atingir maiores ganhos de competitividade.
A incorporação destas tecnologias ao nível do sector Industrial permite um controlo sistemático e consistente de todas as atividades envolvidas na produção tornando-se, deste modo, indispensáveis para a consolidação do processo evolutivo nos vários processos de gestão dentro da Indústria. Neste contexto, um sistema de gestão de informação inteligível desenvolvido pela Foodintech compreende conceitos como:
- Integração automática de dados e de máquinas;
- Adaptabilidade a diferentes realidades industriais e subsistemas;
- Disponibilização de Informação em Tempo Real;
- Fiabilidade;
- Rapidez de Implementação.
A incorporação das tecnologias desenvolvidas pela Foodintech, permite dinamizar nas empresas a inovação via controlo dos processos, pela capacidade do sistema em tempo real, controlar e metrificar o desempenho dos seus processos de transformação.
A base tecnológica permite incorporar aspetos específicos das diferentes áreas industriais pela incorporação de desenvolvimentos específicos associados a uma predisposição de investigação e desenvolvimentos tecnológico sobre essas especificações, aumentando significativamente o controlo dos processos e o alinhamento dos produtos produzidos com o seu mercado.
Quero integrar o MES no meu processo de candidatura
Considerada uma das tecnologias da indústria 4.0, o Flow Manufacturing, um software de gestão industrial MES, permite a gestão e controlo de todas as etapas do processo de produção (Desenho, Planeamento e Execução) em tempo real, integrando equipamentos de chão de fábrica e ERP.
Entre em contacto connosco e inclua este software na sua candidatura.