Atualmente tem-se verificado uma exigência crescente por parte dos consumidores em encontrar produtos ou serviços com uma boa relação preço/qualidade, o que provoca uma necessidade de as empresas implementarem certas estratégias que acelerem os processos de forma eficiente, sem descurar a qualidade. No entanto, muitos são os casos em que o processo de produção se torna bastante complexo, levando a maus aproveitamentos de matérias-primas e o consequente aumento dos gastos, pelo que se torna fundamental haver uma boa gestão de produção.
Mas o que é a gestão de produção?
Este conceito pode ser definido como um conjunto de 4 atividades, que reúne tanto os recursos materiais como a tecnologia, podendo ser aplicado a vários tipos de empresas, independentemente do setor de atividade:
1. Planeamento
A fase de planeamento é uma das fases mais importantes, uma vez que servirá de alicerce a todas as outras e possibilitará o desenvolvimento de ações viáveis que ajudem a alcançar os objetivos da empresa. Esta planificação será resultado de pesquisas e consultas e deve ter em conta todos os aspetos e premissas da organização.
2. Execução
Após a fase de planeamento estar concluída, procede-se à sua implementação, sendo que neste ponto é fundamental que haja uma correta organização dentro da empresa, que implica a definição concreta de cada cargo e etapa na produção, o relacionamento entre si, assim como a sua integração. Para além disto, é necessário que os colaboradores tenham um foco comum e uma visão correta dos objetivos que a empresa pretende realizar.
3. Controlo
De forma a garantir o sucesso de todo o processo de produção, surge a necessidade de implementar mecanismos de controlo, permitindo, assim, um acompanhamento dos resultados, índices e parâmetros da empresa, e por sua vez, a realização de ajustes.
4. Monitorização
Depois de realizadas todas as etapas, é necessário assegurar uma monitorização constante, promovendo a melhoria de todas as etapas do processo, assim como a sua correção e estruturação.
Como pôr em prática a gestão de produção?
A gestão de produção deve ser realizada com o auxílio a tecnologia como o Flow Manufacturing, que monitoriza e controla todas as etapas do processo de produção, sendo integrável com equipamentos usados no chão de fábrica e com o ERP.
Este software possibilita ainda a assimilação de todos os dados de forma automática e eficaz, facilitando o controlo dos custos em tempo real, sendo que, segundo a MESA International, a utilização de um software de gestão de produção proporciona uma melhoria média anual de 22,5% no Custo Total por Unidade Produzida.
Solicite uma demonstração do Flow Manufacturing e veja como este software pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e aumentar a qualidade da produção.