Recentemente abriram as candidaturas ao projeto AAC_08-SI-2020 “INOVAÇÃO PRODUTIVA” | TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE, no qual o investimento no Flow Manufacturing poderá ser reembolsável até 75% a fundo perdido. Descubra abaixo todos os detalhes sobre este sistema de incentivos.
Sistema de Incentivos Inovação Produtiva: As principais questões
Quais os projetos elegíveis?
São suscetíveis de apoio os projetos individuais em atividades inovadoras, que se proponham desenvolver um investimento inicial, relacionados com as seguintes tipologias:
- A criação de um novo estabelecimento;
- O aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, devendo esse aumento corresponder no mínimo a 10% da capacidade instalada em relação ao ano pré projeto.;
- A diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento, sendo que os custos elegíveis devem exceder em, pelo menos, 200% o valor contabilístico dos ativos que são reutilizados.
Que empresas se podem candidatar?
Empresas (PME e grandes empresas) de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, das regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).
Quais as taxas de cofinanciamento?
A taxa de financiamento dos projetos é obtida a partir da soma das parcelas, taxa base mais majorações, até ao limite máximo de 75%. Poderá consultar mais detalhes aqui.
Quais os principais investimentos elegíveis?
– Máquinas e equipamentos (incluindo custos de instalação).
– Equipamentos informáticos e software.
– Construção de edifícios, obras de remodelação e outras construções.
– Transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes, nacionais e internacionais.
– Licenças, “saber-fazer” ou conhecimentos técnicos não protegidos por patente.
– Software standard ou desenvolvido especificamente para determinado fim.
– Serviços de engenharia relacionados com a implementação do projeto.
– Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e de engenharia, associados ao projeto de investimento.
Quais os prazos de candidatura?
As candidaturas irão decorrer em três fases:
- Fase I – De 2020/02/05 a 2020/03/30 (19 horas)
- Fase II – De 2020/03/31 a 2020/07/13 (19 horas)
- Fase III – De 2020/07/14 a 2020/09/07 (19 horas)
Entre na Indústria 4.0 com o Flow Manufacturing
O Flow Manufacturing é um sistema de gestão industrial e qualidade que permite o controlo de todas as fases do processo industrial (Desenho, Planeamento e Execução). É um software MES (Manufacturing Execution System) e possibilita o rastreio e evita o desperdício de matéria-prima e recursos, desta maneira, aumenta a produtividade.
Com esta tecnologia, a recolha e integração de todos os dados é automática e eficaz, interligando a informação desde o chão de fábrica até ao armazém. Permite o controlo, em tempo real, dos custos de produção dos mais variados produtos.
O Flow Manufacturing é adaptável a diversos contextos industriais e está, atualmente, a funcionar em várias indústrias: química (Mistolin), agro-alimentar (Pascoal, Lugrade, Queijos Santiago, Tété, A Poveira, etc.), têxtil (ETEXBA), metalúrgica (Lacovale), ouriversaria (Flamingo), entre outras. Conheça todos os nossos clientes.