De 4 a 6 de Junho, na FIL em Lisboa, a FoodinTech by Flow irá apresentar na Alimentaria o Flow Manufacturing, um manufacturing software que permite aumentar a competitividade das empresas industriais e enfrentar os principais desafios da Indústria 4.0.
Num mundo em constante mudança, é muito importante ter acesso a informação em tempo real, para poder agir rápida e eficazmente, sem comprometer a qualidade de toda a produção e o cumprimento das normas relativas a esta área. Atualmente, o setor da indústria enfrenta novos desafios, decorrentes do avanço da tecnologia e conjuntura mundial atual, tais como, ciclos de vida do produto cada vez mais curtos, volatilidade na procura, aumento do número de variantes, entre outros fatores. Assim, torna-se crucial que os gestores tenham ao seu alcance ferramentas tecnológicas que os ajudem a enfrentar estes desafios.
De acordo com Miguel Fernandes, fundador da FoodinTech by Flow, “a importância das tecnologias de informação e comunicação não é discutível. A questão não é se as TIC vão ter um impacto significativo na competitividade da empresa. A verdadeira questão é como e quando se vai sentir o impacto. As empresas que anteciparem a assimilação do poder associado à gestão da informação via TIC mais cedo assumirão o verdadeiro controlo dos seus eventos. As empresas que não adotem a incorporação de TIC serão obrigadas a aceitar as alterações de negócio iniciadas por outros, colocando-se numa posição competitiva inferior.”
A quarta revolução industrial, caracterizada pela PwC como “focada na digitalização, na integração de sistemas, aplicada à indústria tradicional, com os vários parceiros da cadeia de valor”, está a transformar a realidade das empresas industriais. Segundo um estudo da mesma empresa, “em Portugal, 86% das empresas esperam alcançar elevados níveis de digitalização até 2020, incluindo as cadeias de valor horizontal e vertical.” No resto do mundo, apenas 72% das empresas têm estas expectativas.
Os sistemas MES são, para a agroindústria, um dos primeiros passos fundamentais para a digitalização. O Flow Manufacturing é um MES – Manufacturing Execution System que possibilita ao gestor industrial ter total controlo sobre a cadeia de produção, conseguindo assim responder em tempo real às exigências do mercado através da otimização dos processos de transformação, rastreabilidade, redução de custos e aumento da produtividade. O MES apresenta-se como a solução completa para acompanhar o gestor industrial no seu dia-a-dia. De acordo com a MESA International, as empresas que utilizam um sistema MES declararam ter melhorias de 23% por custo total por unidade produzida e de 22% no On-Time-Completed-Shipments.
Todos estes assuntos serão abordados no stand 2A51, onde a FoodinTech by Flow estará presente durante a Alimentaria, de 4 a 6 de Junho em Lisboa. Visite o stand e fique a saber como o Flow Manufacturing permite recolher dados de produção em tempo real diretamente do chão de fábrica, onde quer que esteja, e aumentar a qualidade do produto final, cumprindo as normas de qualidade (HACCP, ISO 9000, FSSC 22000, BRC, IFS) sem recurso a papel.