A presença e ação no digital é uma necessidade para entrar na Indústria 4.0 e deve ser vista como um investimento e um desafio que poderá conduzir ao sucesso. No entanto, esta reinvenção não se baseia apenas na adoção das novas tecnologias, mas sim na implementação das mesmas em concordância com a estratégia empresarial. A probabilidade destes dois fatores não atuarem de maneira coerente é elevada, levando a que muitos gestores encarem esta modificação como um risco.
Pensamento estratégico: o caminho para o sucesso da transformação digital
Segundo o novo estudo da Accenture, “Industry X.0”, a transformação no digital é um processo que requer uma análise estratégica não só do ambiente interno, mas também do meio envolvente.
Enquanto fatores externos são apresentadas cinco áreas abrangentes, designados também de “value triggers”, pois podem delinear o caminho para o sucesso. Cada fator tem associado vários subelementos que o caracterizam e apoiam na sua investigação individual.
Passo 1: Analisar Fatores externos
- Valor potencial
- Talento disponível
- Adequação de capital
- Maturidade do ecossistema
- Intensidade de adoção
A análise deste “triggers” é crítica para o sucesso, pois a avaliação e gestão inadequada de apenas um deles pode interferir negativamente e comprometer o sucesso de todo o plano de implementação da transformação digital.
Passo 2: Escolher as tecnologias a aplicar
A Accenture enumera cinco tecnologias de alta relevância e aplicáveis em vários setores, que considera serem elementos necessários para o sucesso da estratégia de transformação digital:
- Inteligência Artificial (AI);
- Realidade Aumentada/Virtual;
- Big Data;
- Blockchain;
- Robótica.
Apesar da sua flexibilidade, não são tecnologias que irão garantir o sucesso de todas as empresas e não devem ser aplicadas se forem incoerentes com a estratégia a desenvolver e explorar.
Passo 3: Reinvenção digital
Durante todo o processo, a avaliação e análise têm de ser considerados fatores críticos para a obtenção de sucesso. A escolha das tecnologias a implementar tem de ser coerente com a área de atuação e setor da empresa, bem como da sua estratégia. Se o desempenho permanecer em concordância com a planificação da mesma, a combinação da integração tecnológica com a análise de “value triggers” irá maximizar o valor investido. Desta maneira, o objetivo final é impulsionar o crescimento obtido e continuar a inovar e prosperar de acordo com o meio envolvente.
O Flow Manufacturing enquanto tecnologia fundamental da transformação digital
A transformação para o digital é um processo complexo e necessita de um planeamento estratégico forte e coeso, bem como tecnologia que garanta a otimização dos processos.
O Flow Manufacturing é um software de gestão de produção MES – Manufacturing Execution System, que monitoriza e controla todas as etapas do processo de produção em tempo real, integrando equipamentos de chão de fábrica e ERP.
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