O software de gestão industrial, nomeadamente o MES – Manufacturing Execution System, é uma ferramenta crítica para lidar com desafios típicos da Indústria 4.0. Num mundo em constante mudança, é muito importante ter acesso a informação em tempo real, para poder agir rápida e eficazmente, sem comprometer a qualidade de toda a produção e o cumprimento das normas relativas a esta área. É aqui que a utilização de um software de gestão industrial MES se destaca de outras alternativas no mercado, como módulos de produção de ERP (Enterprise Resource Planning), MRP (Material Requirements Planning) ou MOM (Manufacturing Operations Management). Entre tantas opções, pode ser complicado perceber qual a solução mais adequada a cada indústria – descubra no eBook Factory Upgrade, qual a solução mais indicada para a sua empresa. A solução MES apresenta-se como a solução completa para acompanhar o gestor industrial no seu dia-a-dia. Conheça abaixo 4 dos principais benefícios que o software de gestão industrial MES oferece.
4 Benefícios de um Software de Gestão Industrial MES
1. Redução de custos
Um dos principais benefícios de um software de gestão industrial MES é a redução de custos. A utilização de um MES permite prevenir gastos energéticos desnecessários, bem como perdas ao longo de todo o processo produtivo. Além disso, este sistema elimina a necessidade de utilização de papel no controlo da qualidade, uma vez que a solução assegura total rastreabilidade paper free. Segundo a MESA International, a utilização de um MES proporciona uma melhoria média antual de 22,5% no Custo Total por Unidade Produzida.
2. Aumento da Produtividade
Com um software de gestão industrial MES torna-se possível controlar todos os processos envolvidos na produção, desde o primeiro momento de receção da matéria-prima até ao produto final. A automatização aplicada às máquinas permite ciclos de produção mais rápidos e eficientes, contribuindo para a maior produtividade da empresa. A utilização de um MES permite também a redução dos erros associados à manipulação humana, uma vez que grande parte da informação passa a ser gerada de modo automático – isto permite também um decréscimo nos custos relacionados com a correção de erros que tiveram origem em inserção manual de dados. Resumidamente, o MES permite que a informação certa chegue às pessoas certas, no momento certo.
3. Maior controlo da qualidade
Ao assegurar a rastreabilidade total de toda a cadeia, ao reduzir os erros de produção e ao suportar os principais sistemas de qualidade (HACCP, ISO9000, FSSC22000, BRC, IFS) sem recurso a papel, a utilização de um software de gestão industrial garante a maior qualidade do produto final.
4. Visão integrada do processo de produção
Uma das vantagens mais importantes do software de gestão industrial MES é a possibilidade de obter uma visão holística da empresa. A integração do MES com os sistemas corporativos transversais, faz com que o sistema assuma um papel intermediário entre o ERP (Enterprise Resource Planning) e o chão de fábrica, permitindo uma visão completa da empresa.
No curto-prazo, a utilização de um MES permite uma redução de custos e melhorar a eficiência de todo o processo produtivo. No longo-prazo, a empresa irá experienciar melhorias significativas na produtividade, o aumento da qualidade e o cumprimento das normas associadas e maior flexibilidade em toda a organização. Um software de gestão industrial como o MES permite que os gestores estejam prontos para competir num mercado cada vez mais exigente e em rápida mudança.
Software de Gestão Industrial MES – Flow Manufacturing
O Flow Manufacturing é um software de gestão de produção industrial MES – Manufacturing Execution System, que monitoriza e controla todas as etapas do processo de produção em tempo real, integrando equipamentos de chão de fábrica e ERP. Baseado no método de custeio ABC – Activity Based Costing, o Flow M permite controlar e gerir a variação do custo de fabrico de cada unidade durante todo o processo de produção, incorporando em tempo real os custos de matéria-prima e subsidiárias, quebras, mão-de-obra, energia, equipamentos.
Benefícios do Flow Manufacturing
- Gerir os custos industriais em tempo real;
- Total rastreabilidade e suporte aos sistemas de qualidade (HACCP, ISO 9000, ISO 22000, BRC, IFS);
- Maior qualidade do produto final;
- Melhoria média anual de 22,5% no Custo Total por Unidade Produzida*;
- Melhoria média anual de 22% em OTCS (On-Time-Completed-Shipments)*;
- Warehouse Management System (WMS) para a gestão eficiente dos stocks e inventário permanente.
*LNS Research and MESA International 2014, estudo feito a mais de 200 empresas com MES