No dia 27 de outubro de 2023 o Público divulgou o artigo “Mudar o Atlântico em quatro vagas (3): Inovar do mar ao prato“, no qual é relatado a aplicabilidade do Flow Manufacturing na Conservas Pinhais & Cia. ao abrigo do Projeto Safer. Partilhamos consigo as principais conclusões deste artigo.
Nos últimos anos, a indústria das conservas e processamento de frutos do mar tem enfrentado um desafio crescente: manter a tradição enquanto abraça a inovação. No âmbito, da transformação digital no mar, o projeto Safer – Smart Atlantic Seafood Clusters – surgiu para mudar a forma como é encarada a inovação no setor do pescado, para garantir a sustentabilidade e a qualidade dos produtos.
A Conservas Pinhais & Cia., com as suas raízes em Matosinhos desde 1920, é um exemplo vivo do equilíbrio entre tradição e modernização. “Apesar de querermos continuar a ser muito tradicionais, naquilo que tem que ver com rastreabilidade e gestão de qualidade, queremos estar um passo à frente e estamos já algum tempo a trabalhar na digitalização dos processos”, esclarece o Diretor ao Público.
Mesmo ao manter o processo de produção alinhado com métodos centenários, a empresa deu um salto para o digital ao implementar o Flow Manufacturing, um Manufacturing Execution System.
O papel do MES na transformação digital do mar
Aquilo que não consigo medir não consigo gerir.
Miguel Fernandes, Fundador da Flow Technology
Miguel Fernandes, afirma ao Público, que esta máxima foi fundamental na aplicação do Flow Manufacturing na Conservas Pinhais & Cia no âmbito do projeto Safer. Segundo Marco Ferreira, Diretor de Operações e Qualidade da Conservas Pinhais & Cia., “Passámos a conseguir ter uma monitorização dos gastos e a perceber, por exemplo, quanto é que precisamos de água e energia para produzir x quilos de sardinha.”
O projeto Safer e o Flow M pelo mundo
O Flow M, destacado pelo projeto Safer, ao abrigo do programa Interreg Espaço Atlântico 2014-2020, não se limitou a um país ou a uma empresa. Estendeu-se por Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda, ao testar e implementar esta tecnologia em várias fábricas de conservas. Este projeto, que foi dividido em duas fases, só foi possível concretizar-se através do Fórum Oceano, Cluster do Mar Português, do qual a Flow Technology faz parte enquanto empresas associada.
“O Flow M é um software vertical de controlo integral das operações industriais que tenta digitalizar tudo aquilo que é informação pertinente à produção. Estamos a falar de coisas objetivas como stocks, rastreabilidade, custeio, segurança alimentar ou referenciais normativos específicos da agro-indústria.” – Miguel Fernandes, Fundador da Flow Technology.
Esta iniciativa não apenas impulsionou a modernização, mas também foi reconhecida pelo prémio “Atlantic Ports and Blue Economy”, uma validação do seu impacto positivo na indústria.
Sustentabilidade através do projeto Safer
Num artigo publicado pelo Público, constata-se que atualmente o cenário do consumo do pescado e da aquacultura revelado pela FAO, aponta para uma taxa de consumo crescente, atualmente nos 20,2 quilogramas per capita. No entanto, mais de 85% dos stocks de pescado mundiais estão em risco, exigindo uma gestão mais cuidadosa e sustentável. – Fonte: Público.
A inovação é a chave para essa mudança. O coordenador do projeto Safer, José Manuel Emeterio, destaca que, embora a indústria pesqueira seja tradicional, a introdução de tecnologias avançadas é fundamental para garantir um futuro sustentável. Esta transição não é apenas uma adaptação à tecnologia, mas sim uma evolução necessária para garantir a sustentabilidade ambiental e social.
A Flow Technology com o projeto Safer, está na vanguarda dessa transformação. A digitalização dos processos industriais não só otimiza a produção, mas também reduz os impactos ambientais e melhora a qualidade dos produtos finais.
O caminho para a indústria 5.0 – sustentabilidade, resiliência e condições de trabalho – é a direção que o Safer delineou. Este projeto para além de apresentar tecnologias inovadoras, estabeleceu um roadmap para a indústria do mar enfrentar os desafios ambientais enquanto mantém a sua competitividade.
Estamos a testar uma mudança significativa, onde a tecnologia se alia à tradição para promover uma indústria do mar mais consciente e eficiente.
Como podemos apoiar a sua empresa
Uma das formas mais fáceis de iniciar a Transformação Digital da sua empresa e aumentar a competitividade é através da adoção de um software MES – Manufacturing Execution System, como o Flow Manufacturing.
O Flow Manufacturing é um sistema de gestão industrial e qualidade que permite o controlo de todas as fases do processo industrial (Desenho, Planeamento e Execução). É um software MES (Manufacturing Execution System) que possibilita o rastreio e evita o desperdício de matéria-prima e recursos, desta maneira, aumenta a produtividade. Além disso, conseguirá medir exatamente quais os recursos gastos ao longo de todo o processo produtivo, ajudando a melhorar a sustentabilidade da produção.
Com um MES (Manufacturing Execution System), a recolha e integração de todos os dados é automática e eficaz, interligando a informação desde o chão de fábrica até ao armazém. Permite o controlo, em tempo real, dos custos de produção dos mais variados produtos.
O Flow Manufacturing é adaptável a diversos contextos industriais e está, atualmente, a funcionar em várias indústrias: química (Mistolin), agro-alimentar (Pascoal, Lugrade, Queijos Santiago, Tété, A Poveira, etc.), têxtil (ETEXBA), metalúrgica (Lacovale), ouriversaria (Flamingo), entre outras. Conheça todos os nossos clientes.
Solicite uma demonstração e descubra como o Flow pode transformar a sua unidade industrial.
