Convidamo-lo a vislumbrar o ano que está agora a começar e tentar perceber de que forma algumas tendências tecnológicas vão alterar as fábricas e as relações industriais como as conhecemos.
Está em curso a revolução industrial conhecida como Indústria 4.0 e com ela os gestores industriais conhecem as novas tendências tecnológicas que se tornam cada vez mais uma necessidade para o sucesso do negócio. Algumas das tecnologias que já fizeram sentir a sua influência no ano que passou, irão continuar a evoluir e terão maior adoção em 2017.
Tendências Tecnológicas na Indústria
1 – Produção Ecológica
A produção “verde” irá ver a sua popularidade aumentar durante o próximo ano, à medida que mais tecnologias ficam disponíveis e que mais empresas percebem os benefícios ambientais e a poupança de custos que estas tecnologias oferecem. O Lean Manufacturing e a redução de desperdício são alguns dos passos a tomar para ir de encontro a uma produção mais ecológica. A utilização de energia proveniente de fontes renováveis proporciona uma redução significativa nos custos industriais.
A comunicação da utilização de métodos de produção ecológica melhora a perceção da marca junto dos consumidores, já que cada vez há maior preocupação em comprar bens de marcas que têm políticas verdes implementadas.
2 – Automatização
Em 2012, a indústria automóvel representava 50% dos setores associados à aplicação de tecnologia automatizada (Global Industrial Automation, Credit Suisse), mas a utilização de robôs, sensores e autómatos está a aumentar e são cada vez mais as indústrias em que é feito esse investimento .
A contínua recolha e monitorização de dados representa uma oportunidade para prever possíveis falhas de máquinas, possibilitando o envio de alertas sobre necessidades de manutenção ou outros parâmetros de gestão de equipamentos. Assim, as próprias máquinas passam a ter a capacidade de fazer um autodiagnóstico.
3 – Impressão 3D
A impressão 3D está a revolucionar a indústria. Espera-se que, com a diminuição dos custos associados a esta tecnologia e maior possibilidade de benefícios, a utilização da impressão 3D seja cada vez mais comum nas fábricas industriais. Esta tendência tecnológica permite fazer a prototipagem mais rapidamente, melhorar o design e facilitar a produção de pequenos lotes.
A pesquisa e o desenvolvimento melhoram significativamente com o recurso à impressão 3D, uma vez que passa a ser possível produzir apenas uma unidade do protótipo sem a necessidade de gastos elevados no seu desenvolvimento.
A oferta crescente de materiais disponíveis para ser utilizados na impressão 3D é também um dos fatores que aumenta a popularidade desta tecnologia junto dos responsáveis industriais. A título de exemplo, o grafeno, considerado por muitos cientistas como o material do século, é um novo super material, com força, flexibilidade e condutividade com inúmeras aplicações, seja nas indústrias da tecnologia, da saúde, do têxtil do desporto e até mesmo na área da conservação de alimentos.
4 – Crowd Sourcing e redes sociais
Apesar de a atenção às expetativas dos consumidores e o brainstorming serem conceitos conhecidos no desenvolvimento de produtos, são novas as plataformas utilizadas. O crowd sourcing e as redes sociais representam novos métodos de recolher feedback dos consumidores e perceber as suas necessidades.
6 – Análise de Dados
A análise de dados está a alterar o quotidiano de várias maneiras, mas espera-se que em 2017 os sistemas de informação geográficos sejam alvo de uma grande melhoria em termos de rapidez e eficiência. Por exemplo, o MIT e a Ford fizeram recentemente uma parceria para identificar a localização geográfica dos telemóveis dos habitantes de Boston, traçando automaticamente um mapa de padrões de tráfego automóvel e utilização de transporte que normalmente demoraria anos a ser concluído.
7 – Cibersegurança
Este é um conceito com o qual os industriais não tinham de preocupar-se há alguns anos atrás, porque a maior parte do negócio se baseava em relações pessoais, ao telefone ou diretamente no chão de fábrica. No entanto, o mercado atual e a necessidade de utilização de tecnologia para melhorar os processos industriais e aumentar a competitividade obrigam a que a cibersegurança seja um investimento prioritário, garantindo a segurança e continuidade do negócio.