Consciente da importância da Indústria 4.0 para as empresas portuguesas, a PwC reuniu no estudo “Indústria 4.0: construir a empresa digital” todos os passos que devem ser tomados para superar alguns desafios levantados pela era digital.
Segundo o estudo, a PwC considera que a Indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, se foca na total digitalização dos ativos físicos e na sua integração em ecossistemas digitais com os vários fornecedores da cadeia de valor. Desta revolução, fazem parte tecnologias como os dispositivos móveis, plataformas de IoT (Internet of Things), tecnologias de localização geográfica, interfaces avançados de interação humana, autenticação e deteção de fraudes, impressão 3D, sensores inteligentes, análise Big Data e algoritmos avançados, interação em várias plataformas e análise de perfis de clientes, realidade aumentada e wearables ou o cloud computing.
6 Etapas para preparar a sua empresa para a era digital
Tendo em conta que se espera que 86% das empresas alcancem elevados níveis de digitalização até 2020, é a altura ideal para as empresas começarem a delinear uma estratégia digital e de desenvolvimento tecnológico. Assim, a PwC sugere seis etapas, necessárias para que as empresas se diferenciem da concorrência:
1 – Definir a estratégia de Indústria 4.0: Avaliar a atual maturidade digital e definir objetivos claros para os próximos cinco anos. Traçar prioridades em relação às medidas que irão trazer maiores benefícios à empresa e garantir que estão alinhadas com a restante estratégia.
2 – Criar projetos piloto: Utilizar projetos-piloto para apresentar os conceitos e demonstrar o valor acrescentado que estes podem trazer à empresa. Depois de reunidos exemplos de sucesso será mais fácil ganhar a aprovação da gestão da empresa e assegurar investimentos de maior dimensão.
3 – Definir as competências essenciais necessárias: Para implementar uma nova competência é necessário considerar quatro dimensões estratégicas: organização, pessoas, processos e tecnologia. É necessário desenvolver estratégias de implementação de novas tecnologias, que também estimulem pessoas e que possam ser benéficas à operacionalização da empresa.
4 – Desenvolver as competências de análise de dados a nível interno: Identificar e reunir a melhor informação, partilhá-la para os devidos propósitos e analisá-la de forma eficaz será crítico para uma tomada de decisão mais esclarecida. É crucial utilizar os dados para melhorar os produtos e os processos, desenvolvendo ligações diretas entre o processo de decisão e o desenvolvimento de sistemas inteligentes.
5 – Gerir de forma sustentada todo o processo de transformação: A decisão de executar uma transformação digital na empresa deve ser levada em consideração, com liderança, compromisso e visão por parte da gestão. Para que se possa adotar uma cultura digital, todos os colaboradores deverão estar alinhados com esse objetivo, na forma como pensam e agem, experimentando as novas tecnologias e aprendendo novas formas de executar.
6 – Planear ativamente a abordagem ao ecossistema digital: É fundamental o desenvolvimento de produtos e serviços de forma a dar resposta à procura do consumidor. Os verdadeiros avanços na performance ocorrem quando se procura ativamente entender os comportamentos dos consumidores, permitindo-lhe definir qual o papel da sua empresa num futuro ecossistema de parceiros, fornecedores e consumidores.