A Indústria 4.0 tem sido uma das prioridades de toda a Europa, estando a ser disponibilizadas várias oportunidades de financiamento para empresas de vários setores e dimensões. Um dos programas que está a incentivar a revolução digital em Portugal é o Programa Indústria 4.0, com a criação de um Comité Estratégico Indústria 4.0 e com um valor global de 414 milhões de euros, suportado em fundos comunitários, com o objetivo de apoiar mais de 9 mil empresas portuguesas na digitalização da indústria e colocá-las na vanguarda da inovação.
O Comité Estratégico
Para este Programa, o governo criou o Comité Estratégico da Iniciativa Indústria 4.0, da qual constam empresas inovadoras de diversos setores, como a Autoeuropa, a Simoldes, a Farfetch, a Delta Cafés, a Sonae ou a Vista Alegre. Estas empresas representam 25% do PIB nacional e as suas exportações geram mais de 50% do que Portugal exporta. O objetivo deste Comité é que as organizações escolhidas ajudem na definição das prioridades no domínio da digitalização da economia.
O desafio de posicionar Portugal na vanguarda do que de mais moderno se faz em termos de digitalização industrial surge numa altura em que, segundo o estudo “The Digital Enterprise: Europe and Portugal”, realizado pela Deloitte, o país se encontra em 15º lugar, comparativamente a outros países europeus, estando classificado como “país em frase de transição”.