Já imaginou se conseguisse, em poucos cliques, saber exatamente quantas unidades de matérias-primas e subsidiárias que tem em stock? Automatizar as encomendas a fornecedores e prevenir roturas de inventário? Se estes são alguns dos desafios que encara com frequência na sua empresa, um software MRP – Material Requirements Planning será a solução ideal.
Através da otimização da gestão dos recursos de produção, o gestor industrial passa a automatizar a avaliação dos materiais necessários para concluir a produção em determinada data, uma vez que toda esta gestão é feita pelo sistema MRP.
O que é um MRP?
O MRP (Material Requirements Planning) permite fazer a gestão do inventário, garantindo a disponibilidade de todas as unidades de matérias-prima ou componentes necessárias para a produção. Assim, este sistema informático auxilia o planeamento e calendarização da produção, facilitando a vida ao gestor industrial.
O sistema funciona em contra-ciclo com um software de gestão de produção, ou seja, o ponto inicial é sempre a data final de conclusão da produção. A partir desse marco, é feito um cronograma de requisitos para os subconjuntos, bem como para os componentes e matérias-primas necessárias para obter o produto final na data estabelecida.
O MRP permite que o gestor consiga responder a três questões, em tempo real:
- O que é necessário?
- Quanto é necessário?
- Quando é necessário?
Este sistema transforma os requisitos de inventário em períodos de planeamento para que a produção seja concluída na data indicada, ao mesmo tempo que os níveis de inventário são mantidos no mínimo possível – há, assim, uma redução de custos de gestão de inventário.
Principais Benefícios do MRP
1 – Menos tempo alocado à análise de necessidades de materiais de produção, devido à automatização do processo.
2 – Maior precisão nas informações, havendo também redução de erros associados à manipulação dos dados.
3 – Maior integração, com todos os dados relacionados com a área produtiva e administrativa num único local. Isto permite que os processos relacionados com encomendas sejam feitos de modo mais rápido e em poucos cliques.
4 – Melhoria de OTCS (On-Time-Completed-Shipments), uma vez que o sistema garante a disponibilidade dos recursos para que a produção seja finalizada no dia previsto.
5 – Redução de custos, ao permitir manter o stock de materiais necessários para a produção em níveis mínimos.
6 – Equilíbrio do fluxo de caixa. Com um planeamento bem executado, torna-se mais fácil garantir o equilíbrio das finanças e um fluxo de caixa saudável para o negócio.
O Planeamento de Necessidades no Flow Manufacturing
O Flow Manufacturing é um software de gestão da produção e qualidade MES – Manufacturing Execution System, que suporta as capacidades de um MRP. Com o Flow, o gestor tem acesso à avaliação de necessidades, garantindo a disponibilidade de todos os recursos para a conclusão do processo de produção atempadamente.
No Back Office, o gestor tem acesso a filtros e necessidades que poderão ser alterados consoante os requisitos de cada indústria, nomeadamente stock mínimo, processos planeados, encomendas e análises laboratoriais. É ainda possível visualizar o stock previsto por processos planeados, transferências internas ou compras.
Num interface intuitivo e preparado para os desafios do dia-a-dia do gestor industrial, torna-se fácil visualizar cada produto utilizado no processo de produção, bem como o seu tipo, a quantidade movimentada, o stock acumulado depois da produção, qual o strock mínimo e a origem. Diversos filtros auxiliam a análise por parte do utilizador.
Quando alguma componente se encontrar abaixo do stock mínimo necessário para o processo de produção, o Flow gera um alerta e permite comprar rapidamente as unidades precisas em poucos cliques, uma vez que ao clicar na opção “Comprar”, o sistema preenche de modo automático todas as informações relativas ao componente necessário, como fornecedor, data ou local de entrega. Depois disto, basta clicar em “Submeter Compra” e o processo de produção está pronto para ser executado na data correta.
As empresas que utilizam um software MRP conseguem aumentar a produtividade, as OTCS, informações mais precisas e redução de custos. Solicite já uma demo e veja como a sua empresa poderia mudar com um MRP.