A partir do dia 13 de Dezembro, entraram em vigor novas regras de rotulagem. Assim, todos os alimentos passaram a ser obrigados a conter informação nutricional apresentada de forma mais clara, completa e precisa sobre os seus componentes e origem. Isto obriga as empresas industriais a implementar processos de rastreabilidade na produção dos alimentos.
As novas leis de rotulagem
Passa, assim, a haver novas regras de rotulagem que obrigam a maior visibilidade dos rótulos e mais informações sobre possíveis alergénios. Nos alimentos pré-embalados, os produtores ficam ainda obrigados a apresentar informação clara e uniforme. Esta regra aplica-se também a restaurantes e cafés.
Estas obrigações surgem na consequência de um regulamento europeu, cujo regime transitório acabou dia 13 de Dezembro. Estas leis aplicam-se a produtos que não costumavam conter informação nutricional detalhada, como a carne fresca de porcinos, ovinos e aves e os óleos refinados e gorduras.
Outra alteração é a obrigatoriedade de indicação do país de origem em todos os alimentos. Os óleos e as gorduras vegetais passam a ter de indicar a sua origem vegetal específica.
Poderá ter acesso à notícia completa aqui.
A tecnologia e a rastreabilidade alimentar
Cada vez mais os consumidores exigem saber exatamente o que estão a consumir. Adicionalmente, há ainda maior pressão por parte das autoridades em termos de controlo e qualidade de alimentos. Este processo, caso não seja informatizado, torna-se um grande problema para os gestores industriais, já que pode consumir muito tempo e, ao exigir manipulação de dados, há maior probabilidade de haver erros no processo.
Um MES – Manufacturing Execution System, como o Flow Manufacturing, torna-se uma das melhores alternativas para o gestor industrial, já que garante total rastreabilidade de todas as etapas do processo de produção. O MES torna possível a rastreabilidade de produtos e processos, controlados em tempo real, a fim de manter o histórico completo dos componentes utilizados e das condições de produção de cada produto acabado. Assim, o Flow Manufacturing torna possível saber todas as informações acerca de cada lote e produtos finais, desde a logística de entrada, até à expedição final, identificando a origem de matérias-primas, quantidade, fornecedores, processos de transformação ou análises laboratoriais.