Foi divulgado um novo estudo sobre o impacto da Indústria 4.0 nas empresas e na sociedade, que revela que, no geral, as empresas ainda não estão totalmente prontas para aproveitar todo o potencial da Indústria 4.0. O estudo foi realizado pela Deloitte que entrevistou mais 1600 executivos de 19 países para tentar perceber o nível de preparação das empresas para lidar com os novos desafios da 4ª Revolução Industrial.
A Indústria 4.0 é definida pela Deloitte como a fusão entre tecnologias físicas e digitais, como o analytics, a inteligência artificial, tecnologias cognitivas e a Internet of Things (IoT). Este cruzamento de tecnologias resulta numa maior competitividade das empresas, ao terem acesso a um controlo mais holístico e interconectado da organização, bem como a tomada de decisão mais informada.
4 Áreas Fundamentais da Indústria 4.0
Para que os gestores consigam aproveitar todo o potencial da Indústria 4.0, deverão focar-se em quatro áreas principais:
1 – Impacto Social
A maioria dos gestores defende que o futuro será mais estável e com menos desigualdades sociais e económicas (87%), mas ainda não conseguem perceber bem a influência que a sua empresa poderá exercer em fatores sociais importantes como a educação, a sustentabilidade e a mobilidade social.
2 – Estratégia
Apenas 14% dos gestores sente que a sua empresa estão totalmente prontas para aproveitar as mudanças da Indústria 4.0, no entanto, a maioria admitiu continuar com as mesmas estratégias de negócio tradicionais, ao invés de criar novas oportunidades que criam valor para os stakeholders diretos e indiretos.
3 – Talento e Força de Trabalho
Apenas ¼ dos executivos se sentem plenamente confiantes que têm as equipas de trabalho ideais e com as skills necessárias para os desafios do futuro, no entanto, apenas 17% dos gestores revelou encarar a atração de talento e recrutamento como principal prioridade. Por outro lado, 86% dos gestores revelam que estão a fazer tudo ao seu alcance para preparar os seus colaboradores para a nova era.
4 – Tecnologia
Os executivos dizem que os seus atuais investimentos nesta área estão fortemente relacionados com tecnologia que apoia novos modelos de negócio o que, segundo os gestores, terá um dos maiores impactos nas suas empresas durante os próximos cinco anos. Contudo, a maioria dos gestores não inclui na sua agenda o investimento em tecnologia avançada, sendo os principais obstáculos a falta de alinhamento interno (43%), a falta de colaboração com parceiros externos (38%) e o foco no curto prazo (37%).
Como ultrapassar os desafios da Indústria 4.0
No geral, o estudo concluiu que o potencial da 4ª revolução industrial ainda não está a ser aproveitado e que, mundialmente, os gestores ainda estão no estágio inicial de preparar as suas empresas para as oportunidades da Indústria 4.0. À medida que progridem, vão surgindo oportunidades que beneficiarão os seus clientes, os seus colaboradores, as suas organizações, as comunidades e a sociedade num todo. Para que estas oportunidades surjam, é necessário que os gestores encarem cada área enunciada atrás com uma nova perspetiva, nomeadamente:
Impacto Social
Perceber que cada organização é única e que cada uma tem, individualmente, o poder para influenciar e ajudar a construir uma sociedade mais justa e equitativa – uma das promessas inerentes à Indústria 4.0.
Estratégia
Olhar de modo holístico para o planeamento estratégico, explorando como é que as principais capacidades podem ser melhoradas com novas tecnologias e skills, para desenvolver novos produtos e serviços e criar valor acrescentado para todos os stakeholders.
Talento e Força de Trabalho
Tornar prioritária a preparação dos colaboradores para os desafios da Indústria 4.0, criando uma cultura de aprendizagem e colaboração, e criando oportunidades de formação – tanto dentro da empresa como junto da comunidade local.
Tecnologia
Encarar a tecnologia como o diferenciador mais poderoso nas organizações do futuro e investir na integração de novas aplicações que suportem novos modelos de negócio. E, acima de tudo, entender que a tecnologia não deve ser limitada apenas a uma área da organização; deve sim ser integrada em toda a empresa para apoiar melhor um amplo espectro de responsabilidades e stakeholders necessários para prosperar na nova era industrial.
A Indústria 4.0 tem o potencial para revolucionar e mudar várias áreas – trabalho, operações, sociedade – mas, para que isso aconteça, é necessário que os gestores estejam preparados. Já é certo que a maneira antiga de fazer as coisas não se encaixa no novo mundo da Indústria 4.0 e que as empresas que terão maior sucesso e prosperidade serão aquelas que conseguirem reinventar-se e integrar novas metodologias e tecnologias no seu negócio. Resumidamente, as que conseguirem olhar para a Indústria 4.0 e aproveitar todo o seu potencial e oportunidades.
Poderá ver o estudo completo “The Fourth Industrial Revolution is here – are you ready?” aqui.
Comece já a preparar a sua fábrica para a Indústria 4.0
Considerada uma das tecnologias da indústria 4.0, o software de gestão industrial MES – Manufacturing Execution System, permite a gestão e controlo de todas as etapas do processo de produção (Desenho, Planeamento e Execução) em tempo real, integrando equipamentos de chão de fábrica e ERP.
O MES é uma das peças fundamentais da IIoT – Industrial Internet of Things uma vez que:
- Permite integrar máquinas, dispositivos e sensores industriais, para obter informação detalhada e em tempo real de todas as fases do processo de produção.
- A integração entre o MES e o ERP – Enterprise Resource Planning oferece ao gestor uma visão holística de toda a empresa. Neste cenário, o MES assume um papel intermediário entre o ERP e o chão de fábrica, permitindo uma visão completa da empresa.
- Os dados recolhidos no chão de fábrica são automaticamente transformados em relatórios e dashboards, contribuindo para a tomada de decisão factual e informada.
- Ao ser compatível com tablets e dispositivos móveis, o Flow Manufacturing permite que o gestor industrial consiga tomar decisões e saber o estado dos processos no chão de fábrica a partir de qualquer local e em qualquer altura.