Estão abertas as candidaturas para os primeiros dois Avisos dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2030. Estes icentivos visam apoiar a inovação produtiva de microempresas e Pequenas e Médias Empresas (PME) nas regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Esta é uma oportunidade para desenvolver soluções inovadoras, digitais e sustentáveis, fortalecer as capacidades produtivas do seu negócio e promover o aumento do emprego qualificado.
Apoio à inovação produtiva em Portugal continental
Os projetos contemplados pelos Incentivos do Portugal 2030 contribuem para melhorar as capacidades produtivas das PME com foco nos resultados de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e na promoção do aumento do emprego qualificado. Os investimentos apoiados devem envolver a produção de novos bens e serviços ou melhorias significativas na produção atual, através da transferência e aplicação de conhecimento. Alternativamente, poderão implementar novos processos ou métodos de fabrico, logística, distribuição, organizacionais ou de marketing, de forma a impulsionar a competitividade externa da economia portuguesa.
Para se candidatar, é necessário apresentar um investimento elegível entre 250 mil euros e 25 milhões de euros. Existem quatro tipos de ações que se enquadram no incentivo:
- Criação de um novo estabelecimento.
- Aumento da capacidade de um estabelecimento já existente.
- Diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente.
- Alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.
Condições de financiamento e candidaturas
Os projetos aprovados contarão com uma taxa de financiamento, com um limite máximo de 40%. A taxa de financiamento é composta por uma Taxa Base, (de 25% a 30% dependendo do porte da empresa), e por Majorações, (até 10% de financiamento adicional). As Majorações estão relacionadas com as prioridades de políticas setoriais, como “Contratação coletiva dinâmica”, “Indústria 4.0”, “Transição Climática” e operações financiadas com capitais próprios.
O período de candidaturas já iniciou, no dia 3 de maio de 2023. O processo de análise e decisão ocorrerá em quatro fases. A primeira é exclusiva para candidatos que registaram o pedido de auxílio até 30 de novembro de 2022. As demais fases estão programadas para 28 de julho, 29 de setembro e 15 de dezembro de 2023. Estas fases serão abertas para todas as candidaturas, independentemente do registo prévio.
Como podemos apoiar a sua empresa
Uma das formas mais fáceis de iniciar a Transformação Digital da sua empresa e aumentar a competitividade é através da adoção de um software MES – Manufacturing Execution System, como o Flow Manufacturing.
O Flow Manufacturing é um sistema de gestão industrial e qualidade que permite o controlo de todas as fases do processo industrial (Desenho, Planeamento e Execução). É um software MES (Manufacturing Execution System) que possibilita o rastreio e evita o desperdício de matéria-prima e recursos, desta maneira, aumenta a produtividade. Além disso, conseguirá medir exatamente quais os recursos gastos ao longo de todo o processo produtivo, ajudando a melhorar a sustentabilidade da produção.
Com um MES (Manufacturing Execution System), a recolha e integração de todos os dados é automática e eficaz, interligando a informação desde o chão de fábrica até ao armazém. Permite o controlo, em tempo real, dos custos de produção dos mais variados produtos.
O Flow Manufacturing é adaptável a diversos contextos industriais e está, atualmente, a funcionar em várias indústrias: química (Mistolin), agro-alimentar (Pascoal, Lugrade, Queijos Santiago, Tété, A Poveira, etc.), têxtil (ETEXBA), metalúrgica (Lacovale), ouriversaria (Flamingo), entre outras. Conheça todos os nossos clientes.
Solicite uma demonstração e descubra como o Flow pode transformar a sua unidade industrial.