A importância estratégica das fábricas inteligentes (Smart Factories) é inegável e os primeiros a utilizarem esta tecnologia relataram aumentos na eficiência bem como melhorias em termos de resultados financeiros. Segundo um relatório da Deloitte sobre este tema, só nos Estados Unidos, 86% dos fabricantes acreditam que as fábricas inteligentes serão o principal impulsionador da competição até 2025. Além disso, 83% acreditam ainda que as fábricas inteligentes transformarão a maneira como a indústria opera e como os produtos são fabricados.
O que é uma Smart Factory?
Smart Factory (Fábrica Inteligente) é um conceito que expressa o objetivo final da digitalização na indústria. A forma como o termo é mais utilizado, refere-se a uma fábrica altamente digitalizada que recolhe e partilha dados, continuamente, através de máquinas, dispositivos e sistemas de produção interligados. Os dados recolhidos são, por sua vez, utilizados por dispositivos de auto-otimização ou pela organização para resolver, de forma pró-ativa, novos desafios que possam surgir e otimizar os processos de produção.
Ao unirem o mundo físico e digital, as fábricas inteligentes conseguem controlar todo o processo de produção, desde os sistemas de manufatura e cadeia de abastecimento até aos operadores fabris individuais.
Num artigo publicado na IndustryWeek, Helmuth Ludwig, CEO da Siemens Industry Sector, defende que a indústria da transformação está perante uma mudança de paradigma no que diz respeito à integração do digital.
Vantagens da tecnologia na indústria
A adoção de sistemas integrados de gestão de processos, num setor industrial cada vez mais direcionado para o conceito de Smart Factory, não só é essencial para manter a competitividade dentro do mercado como também inclui um enorme conjunto de benefícios como:
1. Aumento da eficácia operacional e redução de erros humanos
Através da utilização da tecnologia na gestão de processos, a organização permite que haja menos abertura a possíveis erros humanos.
Por exemplo, através da implementação de sistemas MES, que fazem a gestão de todo o processo produtivo, e de ERP, que englobam todas as informações sobre os níveis de produção e a procura dos clientes, a empresas conseguem aumentar a eficácia operacional tornando-se mais flexíveis e atentas a possíveis alterações que surjam durante todo o processo produtivo.
2. Redução de custos
O principal objetivo de qualquer organização deve passar por corrigir as ineficiências dos sistemas e agilizar os processos para alcançar o máximo de produtividade possível.
As soluções direcionadas para o conceito de Smart Factory são fundamentais para a redução de custos, reduzindo o desperdício e promovendo a utilização ideal dos recursos.
Quando os processos de produção, manufatura e logística são automatizados através de soluções tecnológicas, há uma comunicação eficiente entre processos em tempo real, reduzindo assim os custos gerais.
Os custos são então reduzidos através da redução dos desperdícios e do aumento do lucro.
3. Controlo de stock
Uma vez que o controlo de stock é feito através de um software integrado, deixa de haver erros de investimento em matéria-prima excessiva.
Para além disso, através da utilização de tecnologia é possível fazer previsões de procura e de inexistência de stock que facilitam o processo de controlo do mesmo.
4. Redução no tempo de produção
O tempo de produção tem influência direta nos custos e por isso mesmo a sua importância nunca deve ser subestimada. Para além disso, a eficiência da produção aumenta à medida que o tempo de produção diminui.
A implementação de softwares de gestão de produção industrial promove a eficácia e a otimização de processos e, consequentemente, reduz o tempo de produção.
5. Aumento da qualidade
Com a adoção da tecnologia na indústria, cada vez mais a exigência do mercado aumenta, pelo que é fundamental garantir que a qualidade dos produtos acompanhe esse aumento de expetativas por parte dos clientes.
Tecnologias como o MES permitem controlar todo o processo de produção e, assim, garantir a melhor qualidade possível.
Porquê escolher o Flow Manufacturing?
A evolução que tem ocorrido na direção da Indústria 5.0 tem permitido às empresas beneficiar de reduções no tempo de ciclo de produção, no lead time das encomendas e nos desperdícios, bem como num maior controlo de custos, aumento da utilização da capacidade instalada, entre outros.
Com esta evolução surgem novos desafios às empresas como, por exemplo, conseguir registar, em tempo real, todos os dados considerados relevantes, processá-los e transformá-los em informação de gestão. Esta atividade requer sistemas tecnologicamente evoluídos, providos de capacidade de integração, de elevado processamento e de algoritmos sofisticados, como o Flow Manufacturing. O Flow Manufacturing integrado com tecnologias ERP, equipamentos, IoT e automação (entre outras) permite uma visão global e integrada de uma empresa industrial.
Flow Manufacturing: Controlo da produção em tempo real
O Flow Manufacturing é um software de gestão de produção industrial MES – Manufacturing Execution System, que monitoriza e controla todas as etapas do processo de produção em tempo real, integrando equipamentos de chão de fábrica e ERP.
Algumas das funcionalidades do Flow Manufacturing são:
- Gestão da Produção;
- Gestão de Stocks em tempo real;
- Gestão da Qualidade e Laboratório;
- MRP;
- Rastreabilidade;
- Integração com ERP e outros softwares;
Socilite já uma demonstração do Flow Manufacturing e entre na realidade das Smart Factories.