Está disponível um novo concurso para promover a diminuição do consumo de energia na indústria e agricultura, através do Fundo de Eficiência Energética, no valor de 1,35 milhões de euros.
Este concurso tem como objetivo diminuir o consumo energético, através do melhor desempenho energético das instalações, pela substituição dos equipamentos existentes por outros mais eficientes, a instalação de dispositivos de controlo e atuação que permitam otimizar as condições de uso e consumo de energia ou pela reformulação de processos.
O financiamento é um subsídio não reembolsável, com comparticipação, por candidatura, de 30% das despesas totais elegíveis até ao limite máximo de 800.000€.
As candidaturas estão abertas até dia 28 de Abril de 2017. Conheça mais informações sobre esta iniciativa aqui.
Redução do consumo de energia com o Flow Manufacturing
O Flow Manufacturing permite prevenir gastos energéticos desnecessários, bem como perdas ao longo do processo produtivo. A automatização aplicada às máquinas permite ciclos de produção mais rápidos e eficientes, levando a uma maior produtividade de toda a cadeia de produção. Segundo a MESA International, a utilização de um MES proporciona uma melhoria média anual de 22,5% no Custo Total por Unidade Produzida.
Baseado no método de custeio ABC – Activity Based Costing, o Flow M permite controlar e gerir, em tempo real, a variação do custo de fabrico, considerando os custos de matéria-prima e subsidiária, de mão-de-obra, de energia, de equipamentos e as quebras, garantindo a máxima eficiência dos recursos e o aumento das margens de contribuição por unidade produzida. A gestão dos custos industriais em tempo real proporciona um maior rendimento dos equipamentos, menor esforço de manutenção e redução de custos laborais.
Entre outros benefícios, o MES – Manufacturing Execution System, como o Flow Manufacturing, permite ainda reduzir a pegada ecológica das empresas industriais, já que todos os processos relacionados com a produção passam a ser feitos de modo informatizado, contribuindo assim para menores gastos relacionados com a utilização de papel, bem como menor probabilidade de erros associados à manipulação de informação.