No processo de escolha do software de produção ideal para a sua fábrica, a definição de requisitos revela-se uma das fases mais importantes. É necessário saber os requisitos que um software de gestão de produção deve cumprir para que todas as necessidades da sua fábrica sejam endereçadas. Assim, deve ser feito um levantamento de todas as funcionalidades, divididas pelos seguintes grupos:
Principais requisitos de um software de produção
Requisitos funcionais
Rever cada atividade, obter informação acerca do tipo de sistemas utilizados e inputs e outputs necessários para completar cada processo em cada elo da cadeia de valor.
Requisitos de integração
Elaborar e analisar relatórios sobre as ligações entre o software de gestão de produção e outros sistemas como ERP e equipamentos de chão de fábrica. Recolher informação sobre quem está responsável por cada sistema. Fazer lista de recomendações para os sistemas, bases de dados e consolidação de relatórios com base nas funcionalidades requeridas.
Requisitos tecnológicos
Levantar as especificidades de infraestruturas de IT, factory Wi-Fi e dispositivos de mobilidade. Definir número de utilizadores do sistema, privilégios, requerimento de dados ou funcionalidades principais para a utilização correta de cada equipamento.
Depois de todas estas informações terem sido recolhidas, deverá ser traçado um mapa de sistemas e requisitos para a implementação do software de gestão de produção. Através de um rápido teste interativo online, conseguirá fazer o guia de requisitos adequado à sua empresa, agrupados pelos grupos “indispensável”, “seria bom ter” e “dispensável”. Depois do teste online, terá acesso imediato ao guia de requisitos personalizado para a sua fábrica, sendo um documento de análise indispensável para o ajudar a perceber qual a melhor solução tecnológica para a sua fábrica.
Este diagnóstico de requisitos irá ajudar a descobrir:
- Quais os requisitos essenciais que o software deve cumprir para a implementação ter sucesso;
- A análise de requisitos por área da empresa, nomeadamente: planeamento, produção, controlo e rastreabilidade, qualidade, armazéns e manutenção;
- O grau de necessidade de cada requisito;
- Quais os processos e atividades que não serão necessárias depois da implementação do software de gestão de produção.