Dezembro é um mês marcado pelas festividades e transição para um novo ano, mas também o mês em que se começam a tentar adivinhar as tendências que mais se irão fazer sentir durante o próximo ano. Enquanto que 2017 foi marcado pela ascensão da Impressão 3D, espera-se que em 2018 traga protagonismo a tendências como a IIoT – Industrial Internet of Things e realidade aumentada em ambiente industrial. Conheça as principais tendências, identificadas pela Weidert, para o próximo ano.
Tendências para 2018 na Indústria
1 – Realidade Aumentada
Estão a surgir diversas ferramentas que permitem que as empresas industriais desenvolvam e testem diferentes cenários relacionados com design de produto, configurações da linha de montagem e outros, apenas no meio digital, ainda antes dos produtos físicos serem desenvolvidos. Estas ferramentas simulam a fase de criação de produto, permitindo descobrir e resolver problemas precocemente. Ajudam também a diminuir o tempo de produção e a garantir que o produto final é exatamente aquilo que o fabricante deseja.
2 – Impressão 3D
Esta tendência já se fez sentir bastante em 2017, mas espera-se que haja ainda maior ênfase durante o próximo ano. A Impressão 3D permite que os produtores poupem tempo e dinheiro na produção, especialmente na fase de prototipagem, e permite que os produtos cheguem mais rápido ao mercado. Embora esta tecnologia ainda tenha um longo caminho a percorrer, espera-se que em 2018 seja usada de modo mais amplo e, com isso, prevêem-se implicações significativas na produção de grandes volumes em todo o tipo de produtos, desde brinquedos até dispositivos médicos.
3 – IIoT – Industrial Internet of Things
Possibilitada pela maior disponibilidade de sensores de baixo custo e com conectividade mais avançada, a IIoT – Industrial Internet of Things deverá continuar a crescer. Segundo a Forbes, espera-se que o investimento em tecnologias IIoT por parte de empresas industriais atinga os 267 bilhões de dólares até 2020. Como a IIoT permite conectar diversas máquinas e extrair dados relevantes para que os gestores industriais possam tomar as melhores decisões, baseadas em dados factuais e em tempo real.
4 – Robótica e Automação
Embora a robótica e a automação já estejam presentes no setor industrial há décadas, o seu papel vai ser cada vez maior. A robótica e automação em ambiente industrial permitem atingir níveis de precisão, segurança e produtividade impossíveis de alcançar por qualquer ser humano. E como se tem tornado cada vez mais fácil trabalhar e programar máquinas e robots, sobretudo com a incorporação de reconhecimento de voz e imagem, estas máquinas estão a desempenhar tarefas cada vez mais complexas, e com maior eficiência.
5 – Intelligent Decision-making
Com a ascensão da IIoT surge também a geração de enormes quantidades de dados para analisar. Durante o próximo ano, as empresas começarão a ter de se preocupar em como conseguir gerir e qualificar todos os dados extraídos dos sensores, equipamentos e plataformas. Aqui, o elemento chave será decidir que tipo de dados devem ser rastreados em cada máquina e quais os que ajudam a melhorar os processos e a produção da empresa e, posteriormente, integrar as melhores plataformas de analítica e partilhar com todos os colaboradores as informações relevantes através do reporting via dashboards.
IIoT e o Flow Manufacturing

O Flow Manufacturing é um software de gestão de produção MES – Manufacturing Execution System, que permite que o gestor industrial obtenha informações sobre todas as etapas do processo de produção em tempo real. O MES é uma das peças fundamentais da IIoT – Industrial Internet of Things uma vez que:
- Permite integrar máquinas, dispositivos e sensores industriais, para obter informação detalhada e em tempo real de todas as fases do processo de produção.
- A integração entre o MES e o ERP – Enterprise Resource Planning oferece ao gestor uma visão holística de toda a empresa. Neste cenário, o MES assume um papel intermediário entre o ERP e o chão de fábrica, permitindo uma visão completa da empresa.
- Os dados recolhidos no chão de fábrica são automaticamente transformados em relatórios e dashboards, contribuindo para a tomada de decisão factual e informada.
- Ao ser compatível com tablets e dispositivos móveis, o Flow Manufacturing permite que o gestor industrial consiga tomar decisões e saber o estado dos processos no chão de fábrica a partir de qualquer local e em qualquer altura.