Foi publicado um novo estudo sobre as mudanças que estão a acontecer no setor agroalimentar. Segundo o estudo “Agrifood: New risks looming ahead”, elaborado pela Euler Hermes, há algumas mudanças no futuro da indústria agroalimentar que podem vir a aumentar o custo de operações no setor. Conheça abaixo as alterações que se farão sentir nos próximos anos.
As 5 mudanças no setor agroalimentar
1. Os consumidores estão a alterar os seus hábitos alimentares
Ao contrário de anos anteriores, os consumidores estão mais interessados em alimentos saudáveis que não causem qualquer dano ao ambiente. Por esta razão, os produtores são obrigados a investir em produtos deste tipo, o que pode ter um preço elevado.
2. A necessidade de reduzir a pegada de carbono
Com os consumidores cada vez mais preocupados com o ambiente, surgem várias notícias relacionadas com o crescimento da pegada de carbono devido à produção de alimentos, que é responsável por um quarto das emissões mundiais de gases de efeito estufa.
3. A necessidade de diversificar as cadeias de abastecimento, devido a intervenções políticas
A cada ano que passa vão aumentando as intervenções políticas em empresas agroalimentares, normalmente de índole comercial. Desde 2009 foram implementadas 6000 novas medidas, sendo que apenas 40% dessas foram dedicadas a facilitar a comercialização, o que significa que 60% não foram benéficas. Estas medidas forçam a diversificação das cadeias de abastecimento e aumentam os custos de operação.
4. Pressão para aumentar salários
Segundo o painel inquirido no estudo, o peso médio dos custos da mão-de-obra representa 11% de todos os custos de operação no setor agroalimentar. Isto representa um desafio para os produtores tendo em conta que os salários têm vindo a aumentar desde 2015, na Europa.
5. A dificuldade das empresas em aumentar o preço
Em alguns casos, uma grande dificuldade dos fabricantes alimentar é a subida dos custos de matérias-primas, que não são refletidas no mercado. O exemplo que surge no estudo é o surto de peste suína na China: este surto fez com que a população na China ingerisse menos carne de porco e, por esta razão, a procura reduziu três vezes comparativamente ao ano anterior. Este surto teve influência no mundo inteiro, alterando os preços dos produtos.
A influência destes riscos nas empresas do setor agroalimentar
Por sorte das empresas agrícolas, vivemos na era da Indústria 5.0, o que significa a oportunidade de utilizar novas tecnologias para combater estes desafios de maneira mais eficaz. As empresas mais preparadas para esta mudança são as que já adquiriram sistemas como o Flow Manufacturing.
O Flow Manufacturing é um sistema de gestão industrial e qualidade que permite o controlo de todas as fases do processo industrial (Desenho, Planeamento e Execução). É um software MES (Manufacturing Execution System) e possibilita o rastreio e evita o desperdício de matéria-prima e recursos, desta maneira, aumenta a produtividade.
Com esta tecnologia, a recolha e integração de todos os dados é automática e eficaz, interligando a informação desde o chão de fábrica até ao armazém. Permite o controlo, em tempo real, dos custos de produção dos mais variados produtos.
Solicite uma demonstração e descubra como o Flow pode transformar a sua unidade industrial.