Para adaptar os processos de modo a obter uma produção de excelência, típica de uma fábrica do futuro, é necessário considerar vários fatores, como a tecnologia, a inovação, a personalização ou a análise de dados avançada. Na Indústria 4.0 um dos fatores críticos de gestão é o Product Lifecycle Management (PLM), ou seja, o processo de gestão do ciclo de vida de um produto, desde a conceção, até ao design, manufatura e feedback do cliente. Veja abaixo algumas dicas para melhorar a estratégia de PLM e o processo de produção.
Como otimizar o processo de produção
1 – Investimento em Tecnologia
Para obter uma fábrica do futuro é necessário, inevitavelmente, investimento em tecnologia. Para além de um software de gestão de produção, é benéfico otimizar processos relacionados com a inovação de produto, nomeadamente design de produto ou impressão 3D.
2 – Supply Chain
A otimização da inovação de produto irá criar novas exigências expetativas junto dos fornecedores, já que estes devem ser capazes de responder às necessidades despoletadas pelas novas tendências, tecnologias e procura que se irão fazer sentir. Assim, torna-se uma vantagem competitiva ter um parceiro fiável, especializado na cadeia logística (supply chain).
3 – Software de Gestão de Produção
Um dos grandes benefícios de utilizar um software de gestão de produção, nomeadamente um MES – Manufacturing Execution System, é o acesso à informação de produção em tempo real, permitindo monitorizar todos os detalhes relacionados com o processo produtivo. Permite também maior clareza e rapidez de comunicação na cadeia de produção e com os demais stakeholders.
4 – Personalização de Produtos
Cada vez mais os consumidores procuram produtos personalizados. Isso cria novos desafios à indústria, que necessita de novas ferramentas para responder a essa procura. Ao trabalhar com métodos que permitem a configuração dos produtos, as empresas gerem de modo mais fácil a complexidade de variação de designs e especificações de produção. Um exemplo é a integração entre o site online, onde o consumidor pode personalizar todos os detalhes do seu produto, e a solução CAD (Computer Assisted Design) – a utilização de tecnologia na primeira fase de desenvolvimento de produto, prototipagem, testes e envio do desenho para a produção.
5 – Montagem em Estágio Final
No seguimento da tendência mencionada anteriormente, verifica-se uma crescente procura por produtos ETO (Engineer-to-Order) e MTO (Made-to-Order), ou seja, produtos produzidos com características únicas. Uma forma de facilitar a gestão deste tipo de pedidos é adotar a montagem em estágio final. Ao desenhar produtos em módulos adaptáveis, os componentes podem ser fabricados e colocados em stock até surgir o pedido. Quando esta solicitação chega, o produto é montado com os componentes adequados e enviado para entrega ao consumidor.
6 – IoT – Internet of Things
A Internet of Things está a revolucionar a indústria, bem como todos os setores de atividade. Os processos industriais serão alterados substancialmente, nomeadamente a gestão do ciclo de vida do produto (PLM), o design de produto e a gestão da cadeia logística. A análise de dados recolhidos por sensores embutidos nos produtos, proporcionam insights valiosos sobre quando e como foram adquiridos ou mesmo como foram utilizados. Neste preciso momento há carros a circular nas estradas que já são capazes de transmitir informação sobre o seu funcionamento e sobre o comportamento do condutor.
7 – A Era dos Dados
Os dados recolhidos na fábrica, analisados por um software de Business Intelligence, fornecem às empresas industriais a informação que lhes permite acertar detalhes da estratégia e da introdução do produto no mercado, por exemplo. Com esta informação conseguem obter maior precisão em relação às tendências de compra, características dos consumidores, custo da matéria-prima e outros custos operacionais.
8 – Mobilidade e Colaboração
Os responsáveis pela produção precisam de informação constante e em tempo real sobre o que se passa no chão de fábrica, independentemente da localização e da hora. Para responder a essa necessidade devem ser utilizadas ferramentas móveis (smartphones, tablets, laptops) e de colaboração (redes sociais, plataformas de trabalho de equipa) e o seu papel deve ser incluído na estratégia da empresa.
9 – Cloud
As soluções cloud têm uma implementação e adaptabilidade rápidos, sendo uma ferramenta importante para apoiar as empresas industriais nos seus esforços para a contínua oferta de novos produtos. As soluções cloud permitem que os fabricantes adicionem facilmente linhas e instalações de produção, bem como configurar novos hubs de distribuição sem a necessidade de investir em hardware. A implementação demora poucos dias e as novas instalações podem ser facilmente adicionadas ou retiradas.
10 – Controlo de Qualidade
O controlo de qualidade, feito com recurso a tecnologia e de modo automatizado, ajuda os fabricantes a controlar, de modo mais rápido, a consistência e as não-conformidades nos produtos. Os consumidores têm baixa tolerância a variações inesperadas na qualidade dos bens que compram. Ao implementar um sistema que garanta o controlo de qualidade em várias etapas do processo de produção, as falhas são detetadas mais rapidamente, evitando desperdícios. Embora muitas vezes seja negligenciado, o controlo de qualidade é uma parte importante da estratégia PLM.
11 – Centralização no Cliente
A atual economia de mercado evoluiu para um modelo centralizado no cliente, dando ênfase à entrega rápida e ágil bem como a uma experiência de compra positiva. Atualmente, é grande a oferta de produtos e canais de compra e os consumidores trocam rapidamente de marca quando se sentem desapontados. As empresas precisam, portanto, de se focar cada vez mais no cliente, responder às tendências de compra.