Clientes

Casos de Sucesso

Como transformar a sua unidade industrial numa fábrica do futuro

  • TESTEMUNHO LUÍS CATELA - Chief Operating Officer
    "Saber de forma exata qual é o custo industrial unitário, qual a capacidade instalada disponível, quais os tempos de resposta às necessidades dos clientes ou como otimizar os recursos disponíveis é fundamental para a gestão de uma unidade produtiva. Na Mistolin, tudo isso foi conseguido com recurso ao Flow." - Luís Catela, Chief Operating Officer do Grupo MSTN
  • O CLIENTE
    A Mistolin é a maior empresa portuguesa de produtos com marca própria e a maior no fabrico de detergentes para a área profissional, um setor muito exigente pelos seus elevados padrões de qualidade. A empresa detém diversas certificações, nomeadamente na área da Qualidade, do Ambiente, da Higiene e Segurança no Trabalho e da Responsabilidade Social. A Mistolin aposta fortemente em I&D – Investigação & Desenvolvimento, possuindo duas patentes: uma na área dos desengordurantes e outra na área de tratamento de superfícies. A Mistolin faz parte do grupo MSTN, constituída por 30 unidades de negócio, presentes em 25 países. O grupo abrange sete áreas de atuação e conta com cerca de 500 colaboradores.
  • O DESAFIO
    Em plena 4ª revolução industrial, as empresas enfrentam agora um novo paradigma de transformação digital. Uma empresa adaptada aos desafios da Indústria 4.0 garante um alto grau de integração entre os seus sistemas e fluxos de informação entre departamentos e áreas de negócio, tornando-a flexível e pronta a reagir às exigências do mercado. Competindo num mercado altamente exigente, a Mistolin sentiu a necessidade de investir na modernização tecnológica, de modo a garantir otimização de processos e possibilitar uma gestão holística de toda a empresa. Ao nível dos processos de Gestão da Produção, tornou-se indispensável obter dados em tempo real a partir do chão de fábrica, disponíveis em qualquer hora e local.
  • A SOLUÇÃO
    Para garantir o acesso às informações de produção sobre todas as suas unidades produtivas, a Mistolin implementou o Flow Manufacturing, que permite gerir todas as etapas do processo produtivo em tempo real, garantindo que o gestor industrial possui todos os dados para melhor gerir a cadeia produtiva.
  • RESULTADOS
    Com a solução de gestão de produção Flow notou-se um “aumento da precisão e controlo de processos”. Com acesso direto aos dados de produção de todas as unidades industriais, independentemente do seu local, a Mistolin consegue acompanhar, em tempo real, todas as etapas do processo produtivo. Esta é uma mais-valia para o negócio, uma vez que permite alterar processos e reagir, sempre que necessário, às mudanças do mercado, bem como suportar a tomada de decisão baseada em dados precisos, representando uma óbvia vantagem para os gestores da empresa.

O Flow é uma mais-valia para qualquer empresa, devido ao seu sistema inovador, versátil, adaptável e user friendly. A adaptação do Flow à empresa, e vice-versa, é feita com extrema facilidade. Toda a equipa técnica do Flow, tem prestado um serviço fantástico, resolvendo em pouco tempo as nossas dificuldades, criando soluções ou adaptando o software para o nosso cenário empresarial.

André Silva Engenheiro Industrial e de Produção da Hidrofer
  • TESTEMUNHO JOÃO AMARO - FINANÇAS E MARKETING
    "A implementação do Flow M permitiu-nos, não só passarmos a ter a gestão da rastreabilidade em tempo real, como também o acesso à informação de forma integrada. Igualmente importante foi a desmaterialização de uma série de registos em papel, que pela sua natureza e complexidade, comprometiam uma análise fidedigna.

    A forma intuitiva e simples de interagir que o software apresenta é também uma mais-valia. Conseguimos democratizar o acesso ao Flow M, desde os responsáveis da qualidade e produção, até aos operadores. Assim, em cada fase dos processos, quem os executa, faz o reporte do seu trabalho, levando a que se sintam motivados e mais responsáveis pelas suas tarefas.

    No que concerne à gestão e análise dos custos de produção, o Flow M apresenta-se também como uma ferramenta muito útil."

    - João Amaro, Finanças e Marketing da Tété

  • O CLIENTE
    A Tété é uma empresa nacional de lacticínios criada em 1960. Com sede em Loures, a Tété exporta os seus produtos – queijos frescos, queijos curados, requeijão e manteigas - para Espanha, França, Bélgica, Suíça, Moçambique e Estados Unidos. A empresa labora, diariamente, 20 a 30 mil litros de leite por dia e conta com 36 trabalhadores.
  • O DESAFIO
    Um dos desafios da indústria alimentar passa pela implementação de um sistema que garanta rastreabilidade de todo o processo de produção, de modo a dar resposta às obrigações técnico-legais. Uma vez que, na Tété, o leite para produção de queijos é proveniente de lotes de diferentes produtores, o desafio da rastreabilidade torna-se ainda mais complexo. Deste modo, era extremamente difícil apurar, em tempo útil, quais os lotes de matérias-primas e subsidiárias que tinham sido envolvidos na produção de cada lote do produto final e tornava-se também complicado apurar, em paralelo, para que clientes tinha sido alocado cada lote.
  • A SOLUÇÃO
    O Flow Manufacturing, tendo por base a organização de fluxos industriais em processos, permitiu que os operadores em chão de fábrica conseguissem com interfaces intuitivos, relacionar um lote de produto final com os lotes das matérias-primas e subsidiárias que o constituíam. A gestão da produção industrial organizada em processos pela tecnologia Flow M, permite realizar qualquer tipo de exercício de rastreabilidade, bem como garantir stocks aferidos em tempo real.
  • RESULTADOS
    Atualmente, na Tété, um exercício de rastreabilidade demora segundos a ser executado. Com o Flow M é possível identificar imediatamente que lotes de matérias-primas e subsidiárias estão incorporadas num determinado lote de produto final e para que clientes foi servido. Num conceito de gestão da produção em processos, a capacidade de evidenciar um sistema de rastreabilidade a clientes e autoridades é tão importante como a capacidade de despistar problemas de qualidade em tempo real. Hoje, pelo controlo que a tecnologia Flow M permite, a Tété evidencia aos seus clientes uma produção segura e de alta qualidade, reforçando o seu posicionamento de marketing.
  • O Cliente
    Fundada em 1938, a Poveira é uma fábrica de produção de conservas, que exporta para mais de 25 países e detém marcas reputadas como a Minerva. É caracterizada pela excelência, elevado nível de qualidade e fabrico tradicional.
  • O Desafio
    A gestão dos stocks de matéria-prima é um dos fatores críticos de sucesso nesta indústria, sobretudo devido à escassez de peixe. A Poveira enfrentava também desafios de eficiência operacional na montagem de encomendas, registo e reporting das atividades, uma vez que este sistema estava baseado em papel, levando à perda de produtividade dos recursos humanos.
  • A solução
    Com a implementação da tecnologia Flow, a Poveira passou a dispor de um sistema MES (Manufacturing Execution System) que permite a recolha e análise de dados do processo produtivo diretamente do chão de fábrica, para que os responsáveis da produção possam tomar decisões sobre as operações que decorrem em toda a cadeia de valor, em tempo real. Ao nível da logística de armazéns, o Flow disponibiliza as funcionalidades de um WMS (Warehouse Management System) permitindo aos operadores aceder às informações das encomendas dos clientes e agilizar a sua montagem e expedição. O sistema tem um Front-Office intuitivo, utilizando dispositivos móveis com ecrãs táteis e scanners para facilitar a recolha de dados no local e momento da realização das operações logísticas, tais como montagem de encomendas, o registo de compras e vendas, picking, cargas e expedições, consulta de stock e devoluções.
  • Resultados
    A Poveira passou a conseguir fazer o controlo de stocks e localização (por armazém e por racks) em tempo real, minimizar atrasos na cadeia de suprimentos, controlar a quantidade e qualidade das matérias-primas e produto acabado e melhorar o cumprimento dos prazos de entrega a clientes finais. Estando as operações de logística integradas com o ERP (Enterprise Resource Planning), passou a ser possível registar as encomendas, fazer a montagem e proceder à faturação de modo automático e com total rastreabilidade, aumentando assim a eficiência operacional.

Também já simplificámos o dia-a-dia destas empresas

Cavadinha Cavadinha
Beiragel Beiragel
Aquimisa Aquimisa
A Poveira A Poveira
Anipura Anipura
Alicontrol Alicontrol
Sete Passos Sete Passos
Sugapack Sugapack
Conga Conga
Graciete Graciete
Guimarpeixe Guimarpeixe
Hidrofer Hidrofer
Eurest Eurest
Etexba Etexba
Carne Mirandesa Carne Mirandesa
Farinha Mirandesa Farinha Mirande
Mistolin Mistolin
Mistolin Profissional Mistolin Profis
Montiqueijo Montiqueijo
Cinemas NOS Cinemas NOS
Padaria Ribeiro Padaria Ribeiro
Pascoal Pascoal
PCA PCA
Places4all Places4all
Qualismemo Qualismemo
Spirito Spirito
Soguima Soguima
Saport Saport
Santini Santini
Sueste Sueste
Ciimar Ciimar
Queijaria Guilherme Queijaria Guilh
Doces do Marquês Doces do Marqu
Ilhopan Ilhopan
Meatrading Meatrading
Paupério Paupério
Conserveira do Sul Conserveira do
Carnes Meireles Carnes Meireles
Fumeiros Porfirios Fumeiros Porfir
Queijaria Tété Queijaria Tét
Fumeiros da Guarda Fumeiros da Gua
Queijaria São Miguel Queijaria São
Lacovale Lacovale
Caxamar Caxamar
Ovos Cac Ovos Cac
Encontrus Encontrus
Queijos Santiago Queijos Santiag
Atelier do Doce Atelier do Doce
CNCB CNCB
Lugrade Lugrade
Eurofumeiro Eurofumeiro
Flamingo Flamingo
Ribapão Ribapão
Confeitaria Torres Confeitaria Tor
PCarnes PCarnes
Lecifarma Lecifarma
Conservas Pinhais Conservas Pinha

 

 

Veja a tecnologia Flow em ação em tempo real!

Simplifique já os processos da sua empresa