Um novo estudo, elaborado pela Honeywell, acerca do impacto da utilização de Big Data na indústria, revela que 67% dos gestores industriais estão atualmente a investir nesta nova tendência tecnológica. A razão que está a impulsionar este investimento é o facto de a análise de dados – elemento imprescindível da Industrial Internet of Things (IIoT) – ser encarada como uma solução viável para problemas comuns no dia-a-dia das fábricas, que levam a tempo de paragem de produção e perda de receita.
O impacto do Big Data na Indústria
- A maioria dos gestores industriais inquiridos (68%), veem a análise de dados como um fator crucial para aumentar a receita, ganhar vantagem competitiva e simplificar o seu negócio.
- A utilização de diferentes tendências tecnológicas típicas da Indústria 4.0, como o Big Data e a Internet of Things, e a interligação e cruzamento das suas informações, diminuem os tempos de paragem por avaria do equipamento (26%) e reduzem o tempo de inatividade não programado (23%). Estas tendências contribuem para uma leitura mais precisa de dados gerados pelas máquinas e fornecem informações detalhadas que possibilitam o cálculo de métricas como o Overall Equipment Effectiveness (OEE).
- Os três principais benefícios decorrentes da utilização de Big Data na indústria são ter acesso a insights reais e precisos, que levam a tomadas de decisão mais informadas e em tempo real (63%), otimizar os custos operacionais através da redução do desperdício de recursos (57%) e conseguir prever os riscos de avaria dos equipamentos (56%).
- A utilização conjunta de análise de Big Data e sistemas IIoT aumentam significativamente a precisão da altura de necessidade de reparação e manutenção das máquinas (51%), identificação de problemas de qualidade e defeitos no produto final (43%) e a perceção de carga de trabalho (43%).
- As duas áreas em que se sente mais o efeito da análise de Big Data são a possibilidade de tomar decisões em tempo real e melhorar a performance da cadeia de abastecimento.