A indústria alimentar caracteriza-se enquanto um setor com preocupações e normas rígidas de qualidade, higiene, segurança e logística. É nestas áreas que a tecnologia oferece um elevado grau de cumprimento das restrições, diminuindo a probabilidade de erros nos processos.
De modo a conseguir a manutenção sustentável do negócio, tornou-se imperativo considerar os emergentes padrões de controlo da produção e qualidade, aliados à vertente tecnológica. Uma gestão eficaz de unidades produtivas agroindustriais não dispensa a utilização de sistemas de informação que permitam uma maior rapidez na tomada de decisões e consequentes ganhos em competitividade.
De acordo com a MESA International, para a indústria de produção discreta, o sistema que melhor responde a estes requisitos é o Manufacturing Execution System (MES).
O MES é um sistema que permite a recolha e análise dos dados do processo produtivo diretamente do chão de fábrica para que sejam analisados pelo responsável de produção em tempo real, ajudando-o a tomar decisões baseadas em factos sobre o que está a decorrer a cada momento em toda cadeia de valor.
Benefícios do Flow Manufacturing na Indústria Alimentar
O Flow Manufacturing é um software de gestão industrial MES – Manufacturing Execution System, que monitoriza e controla todas as etapas do processo de produção em tempo real, integrando equipamentos de chão de fábrica e ERP. Aplicado na indústria alimentar, permite inúmeros benefícios, nomeadamente:
1. Acesso ao historial completo do produto
O Regulamento (CE) nº 178/2002 obriga a que os gestores consigam ter a “capacidade de detetar a origem e de seguir o rasto de um g.a., de um alimento para animais, de um animal produtos de g.a. ou de uma substância, destinados a ser incorporados em g.a. ou em alimentos para animais, ou com probabilidades de o ser, ao longo de todas as fases da produção, transformação e distribuição”. O MES permite isto mesmo, ou seja, que qualquer informação relativa a matérias-primas, produtos e processos seja obtida em tempo real.
2. Informação detalhada e em tempo real
Cada vez há mais requisitos legais associados à segurança de alimentos. Além disso, a legislação alimentar internacional incentiva a que seja preservado o histórico dos dados de produção. Isto é uma situação impossível de acontecer se todos os dados forem registados manualmente. Num sistema automatizado, o registo dos dados é feito de modo mais rápido, com possibilidade de armazenamento sem perda de dados. Adicionalmente, os dados podem ser integrados num sistema de gestão de supply chain, permitindo que os fabricantes consigam:
- Obter informações detalhadas de todas as fases do processo de produção;
- Intervir rapidamente na produção quando algum parâmetro estiver em níveis anómalos;
- Identificar os ingredientes utilizados em cada lote de produção;
- Identificar os fornecedores;
- Facultar os dados de produção às autoridades competentes, sempre que necessário.
3. O elemento humano enquanto peça fundamental na cadeia de transformação
O Flow Manufacturing oferece uma interface muito intuitiva de front office no chão de fábrica, que permite aos operadores consultar e registar todas as suas atividades, tais como ordens de fabrico, registos de qualidade e segurança, não conformidades, consumos ou incidentes.
4. Organização por fluxos agroindustriais
A tecnologia Flow Manufacturing suporta fluxos agroindustriais pela organização das diferentes atividades de produção e transformação em processos. Na prática, a tecnologia interpreta esses fluxos, numa sequência mais ou menos complexa de processos.
Cada processo representa um evento codificado no tempo, que incorpora uma ou mais atividades e é responsável pelo consumo de matérias-primas, matérias subsidiárias ou produtos intermédios, dando origem a produtos finais que são incorporados nas encomendas de clientes.
Assim, o fluxo de produção é organizado em processos logísticos (receções e montagem de encomendas) e em processos produtivos (processos de transformação e embalamento), suportando as operações de receção até à montagem das encomendas do cliente.
5. Integrador entre o ERP e chão de fábrica
Enquanto Manufacturing Execution System, o Flow M assume-se como integrador das outras camadas tecnológicas típicas de um ambiente industrial, ligando automaticamente as soluções ERP das empresas (responsáveis pela faturação, contabilidade, ativos, etc.) com os dispositivos ao nível do chão de fábrica (balanças, etiquetadoras, sensores, autómatos, etc.), permitindo a recolha e análise de dados de produção em tempo real e em qualquer local
É esta integração de todos estes níveis de uma fábrica e a abordagem à gestão da produção por processos, que faz do Flow M uma tecnologia única para responder às características do ambiente produtivo agroindustrial.
6. Retirar um produto do mercado rapidamente
Ao utilizar um MES, o gestor consegue localizar rapidamente um determinado produto na cadeia de abastecimento e retirá-lo rapidamente do mercado, caso necessário. Como mencionado no ponto anterior, o software de gestão de produção MES, assegura rastreabilidade a montante e a jusante tornando possível aceder, a qualquer momento, a informações como a data de expedição e qual o fornecedor de determinada matéria-prima utilizada na produção de um alimento. Assim, conseguem evitar-se danos na reputação da marca e proteger a Saúde Pública.
Atuais Clientes no Setor Agroalimentar
Atualmente há mais de 60 empresas, a grande parte no setor agroalimentar, que usam o Flow Manufacturing para controlarem a produção, reduzirem os custos de fabrico e garantirem a total rastreabilidade dos produtos, suportando os sistemas de gestão da qualidade sem recurso a papel.
Marcas como A Poveira, Mirandesa, Pascoal, Manná, Carnes Meireles, Montiqueijo, estão a operar com recurso ao MES da Flow e têm constituído casos de sucesso seguidos por muitas outras empresas em Portugal.
Ver o Flow Manufacturing em Ação
Quer ver como o Flow Manufacturing se pode adaptar à sua indústria alimentar? Solicite já uma demonstração.